Valorização

Um visionário do ensino superior

A valorização profissional do professor é um tema recorrente quando o assunto é a educação. Como qualquer profissional, o docente também pode encontrar dificuldades para se recolocar no mercado de trabalho quando é demitido ou então para conseguir o primeiro emprego na área.

Foi pensando nestas questões, que o professor mestre Carlos Frederico de Andrade criou o GPCON um site que “funciona como uma grande rede social” e que tem por objetivo disponibilizar oportunidades de emprego para os professores e consultores cadastrados.

O site surgiu em abril de 2006, e no seu início contou com a participação de 12 profissionais que se reuniram durante um almoço para trocar experiências e discutir oportunidades de trabalho.

Atualmente, o site tem quase 2 mil profissionais cadastrados, que recebem mensalmente, via email, as oportunidades de emprego na área da docência, em mais de 60 faculdades no Paraná.

De acordo com o professor Frederico, no início grande parte dos professores cadastrados eram das áreas de educação, gestão e comunicação, contudo “hoje o site engloba profissionais de diversas áreas e os coordenadores de cursos das faculdades começaram a procurar o GPCON para completar seus quadros de docentes”, atesta o professor.

Aliada à questão da empregabilidade, o site também oferece aos docentes a possibilidade de postar artigos científicos, divulgação de eventos, lançamentos de livros e participação em grupos de pesquisa.

Em 2008, devido ao seu modelo de negócio, a convite do ISAE/FGV, o site participou do Pacto Global, um pré-evento do Global Fórum da ONU, dentro do tema “Progresso dos princípios para a educação empresarial responsável no Brasil”.

O site possui também alguns parceiros, mas Frederico enfatiza que não há nenhum custo para o profissional se cadastrar e receber em seu email as oportunidades de emprego existentes, de acordo com sua área, titulação e experiência. “É um grande grupo de proteção que busca desvincular a marca do professor da marca da instituição de ensino”, afirma o professor.

Frederico disse também que uma nova versão do site será disponibilizada em breve e que um dos objetivos é criar um espaço voltado aos alunos de graduação, para que possam conseguir emprego.

Cursos de pós-graduação

A respeito do perfil do professor de ensino superior inserido hoje no mercado de trabalho, segundo Frederico, ainda que não se possa generalizar, muitos desses profissionais atuam na docência para complementação de renda e por status.

O professor diz também que “se pudessem, muitos desses profissionais só trabalhariam na docência, na pesquisa. O aprendizado em sala de aula é muito maior do que na atividade privada, mas o problema é a remuneração”.

Quanto aos cursos de mestrado, Frederico afirma que existe uma demanda reprimida, mas que a necessidade de se trabalhar dificulta ao docente a possibilidade de ingressar nos programas oferecidos pelas faculdades e universidades.

Por outro lado, o professor diz que atualmente Curitiba exporta muitos professores de pós-graduação para outras regiões do país. “A cidade é muito bem vista, e o selo de organização da cidade ajuda o professor também”.

Por fim, Frederico defende a importância da aplicabilidade prática no ensino superior e na pós-graduação. Segundo ele, as monografias das especializações, por exemplo, deveriam ser melhor aproveitadas.

“Quando se diz que o papel do pai virou o papel do educador, é o mesmo que dizer qual o caminho que o aluno deve seguir, mas isso com exemplos práticos”, conclui o professor.

 Serviço

Quem quiser mais informações a respeito do GPCON acesse www.gpcon.com.br

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