Uma missa na Catedral Basílica de Curitiba, realizada ao meio-dia de ontem, comemorou o primeiro ano de dom Moacyr José Vitti à frente da arquidiocese de Curitiba. Ele foi nomeado pelo papa João Paulo II em 19 de maio e assumiu sua atual função em 18 de junho de 2004, no lugar de dom Pedro Fedalto. A celebração religiosa reuniu diversos fiéis que passavam pelo centro da capital. Na ocasião, dom Moacyr agradeceu a todos pela acolhida como arcebispo. ?Fui muito bem acolhido na arquidiocese e tenho contado com a colaboração de todos?.
Antes de se tornar arcebispo, dom Moacyr, que tem 64 anos de idade, trabalhou quatorze anos e meio como bispo auxiliar de Curitiba e cerca de dois anos como bispo diocesano do município de Piracicaba, no Estado de São Paulo.
Ao ser escolhido para a arquidiocese, assumiu a missão de combater a pobreza, a violência, trabalhar pela solução dos problemas de habitação e combater o crescimento das seitas não católicas. Além disso, se dispôs a realizar uma renovação geográfica da arquidiocese.
Padres
Muitos companheiros de arquidiocese compareceram à missa e falaram sobre o governo pastoral de dom Moacyr. ?Ele é muito aberto ao diálogo e à reflexão. Confia no trabalho de seus assessores e, desta forma, os deixa livres para cumprirem com suas funções?, disse o vigário geral da arquidiocese, cônego Genivaldo Ximendes da Silva.
Já o coordenador da ação evangelizadora e responsável pela Paróquia São José do Capão Raso, padre Jair Fernandes Jacon, elogiou a iniciativa de dom Moacyr em buscar uma participação cada vez maior de padres e leigos dentro da Igreja. ?Ele procura viver a comunhão e a participação. É um bom amigo e pastor?.