Quem faz parte dos grupos prioritários para vacinação contra a gripe A / H1N1 e não conseguir se imunizar até essa sexta-feira (28) terá mais uma oportunidade no final de semana – o último da campanha, que termina dia 2 de junho. Mais uma vez, os centros municipais de urgências médicas estarão oferecendo a dose no sábado (29) e no domingo (30), das 8h às 18h.
Com todos os demais grupos imunizados além das metas iniciais para cada segmento, os únicos desafios de Curitiba são os adultos de 30 a 39 anos, com 74,9% de cobertura nessa semana de prorrogação, totalizando 237.838 doses aplicadas; as crianças de 2 a 5 anos incompletos, que começaram a ser vacinadas na segunda-feira (24) e ainda estão com 7,1% de cobertura (4.962 doses aplicadas); e as crianças que ainda não retornaram às unidades de saúde para tomar a segunda meia dose. É o caso dos bebês de 6 meses a 2 anos incompletos e das crianças até 9 anos que foram vacinadas por serem portadoras de doenças crônicas.
Segundo dados da Central de Vacinas da Secretaria Municipal da Saúde, que monitora o movimento de aplicação de todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas, apenas 48,1% dos 55.180 bebês que tomaram a primeira meia dose completaram o esquema de vacinação até a manhã dessa quinta-feira (27) retornaram às unidades de saúde para completar o esquema vacinal. Entre as crianças mais velhas, o resultado é menor: somente 43,6% de um total de 84.060 crianças.
Conforme explica a diretora do Centro de Epidemiologia da SMS, Karin Luhm, a dose da vacina para esse público é dividida em dois por se tratar de organismos jovens, que precisam ser estimuladas mais de uma vez para terem a resposta imunológica. “Entrando em contato com o vírus inativado da doença duas vezes, alcançam-se os níveis ideais de imunização. Por isso é fundamental que os pais as tragam para nós mais uma vez, para que possamos completar o esquema”, frisa.
Endereços das unidades de urgências médicas
Boa Vista – Avenida Paraná, 3654
Boqueirão – Rua Professora Maria Assumpção, 2590
Cajuru – Rua Eng. Benedito Mário da Silva, esq. Ceilão
CIC – Rua Senador Accioly Filho, 3370
Fazendinha – Rua Carlos Klemtz, ao lado da Rua da Cidadania
Pinheirinho – Rua Leon Nicolas, esq Av. W Churchill
Campo Comprido – Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 3495
Sítio Cercado – Rua Levy Buquera, 158