Último dia para se vacinar contra gripe A

Hoje é o último dia de vacinação contra a gripe A (H1N1) para crianças de dois a cinco anos incompletos, adultos na faixa dos 30 aos 39 anos e para gestantes. Mas no Paraná, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) informou que continuará vacinando, até que as doses acabem, apenas o grupo das gestantes e também o das crianças que ainda não receberam a segunda dose.

Por enquanto, não há previsão de prorrogação da campanha, segundo informações da Sesa e do Ministério da Saúde. Desde o dia 24 de maio, o Ministério prorrogou a vacinação para a faixa etária de dois a menores de cinco anos.

Porém, no Paraná somente 11% das crianças dessa idade receberam a dose até agora. A vacinação de gestantes já atingiu 80% desse grupo, e a da faixa dos 30 aos 39 anos, apenas 68%.

A médica do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Iolanda Maria Novadzki, explica que esses 68% podem ser relativos, já que podem estar incluídas nessa quantidade pessoas com doenças crônicas ou mesmo profissionais de saúde, que já foram vacinados. Iolanda orienta sobre a importância da segunda dose para as crianças.

“Os pais devem levar seus filhos para tomar a segunda dose, pois só assim a vacina será realmente eficaz”, afirmou. O último boletim da Sesa apontou que já foram confirmados neste ano 1.223 casos de gripe A, sendo que 11 pessoas morreram.

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde informou que 78,7% dos adultos na faixa entre 30 e 39 anos já receberam a dose. Em relação às crianças de dois a cinco anos, a cobertura chega a 67,7%. A secretaria estima que até hoje a meta de 80% seja atingida para os dois grupos.

A cobertura de vacinação nos outros grupos (crianças de seis meses a dois anos incompletos, pessoas com 20 a 29 anos, gestantes, indígenas, trabalhadores da saúde, doentes crônicos com até 59 anos de idade e idosos) já passou de 100% em Curitiba.

Em todo o País, os grupos que ainda não atingiram a meta de cobertura vacinal são o da faixa dos 20 aos 29 anos (79,5% de cobertura até agora), dos 30 aos 39 anos (54%), e gestantes (70%).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna