Foto: Valquir Aureliano/O Estado

Hoje serão aplicadas provas de Matemática e História.

continua após a publicidade

Hoje, 9.909 candidatos fazem as últimas provas do vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O concurso começou no domingo, com as provas de Redação, Português, Língua Estrangeira Moderna e Biologia. Ontem os candidatos passaram pelos testes de Física, Geografia e Química. Hoje são as provas de Matemática e História, a partir das 9h.

Segundo o professor Hans Peters, presidente da comissão de vestibular, este ano a procura pelos cursos cresceu 5%. "Cada ano tem um ou dois cursos novos, o que atrai mais candidatos", explica. Peters ainda explica que a classificação como Universidade Tecnológica não foi fator principal desse crescimento, pois os vestibulares anteriores já vinham sendo realizados sob o "status de universidade". "Mas a tendência, agora, é crescer ainda mais, pois teremos condições de ofertar cada ano mais cursos", afirma Peters. Este ano estão sendo disputadas 1.813 vagas em 41 cursos nas áreas de Tecnologia, Engenharia e Ciências. A novidade é o curso de Tecnologia de Atividades Físicas de Academia.

Embora a procura tenha aumentado, nos dois primeiros dias de prova foram registradas 1.244 desistências, o que representa 11,2% do números de inscritos (11.153).

Provas

As provas estão sendo realizadas nos seis campi da universidade – Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Medianeira, Pato Branco e Ponta Grossa – e também em Maringá e Londrina. Já no próximo dia 3, a partir das 16h, o resultado será afixado nos seis campi. No site utfpr.edu.br, a lista dos aprovados estará disponível a partir das 18h.

continua após a publicidade

UFPR divulga resultado hoje

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga hoje, às 14h, no Centro Politécnico, o resultado do maior vestibular do Estado. 59.477 inscritos disputaram 4.094 vagas. Apenas 13.958 foram classificados para a segunda fase, na qual a média geral foi 35.5. Os cursos mais concorridos foram: Medicina, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. O percentual de cotistas caiu de 5,29% (2005) para 3,95%. A parcela de cotistas sociais, alunos oriundos de escolas públicas, recuou de 30,83% para 24,17%. Mas aumentou a quantidade de alunos que usaram as notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): de 12.718 para 20.497. Hoje também sai o resultado do vestibular da Escola Técnica de UFPR.

continua após a publicidade