UFPR sobe 149 posições no ranking e é a 14ª da América

A Universidade Federal do Paraná subiu 149 posições no “Ranking Mundial de Universidades na Web”, divulgado na última semana pelo Conselho Superior de Pesquisas Científicas, órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia do governo espanhol.

Conforme o levantamento, a UFPR aparece na 9ª posição entre as universidades brasileiras, em 14ª entre as latino-americanas e em 604ª no ranking mundial. Em 2007, a universidade estava na 753ª posição.

No total, foram analisadas este ano 14.876 instituições em todo o mundo -2.806 delas na América Latina. O ranking mundial lista apenas as 4 mil melhor colocadas.

O trabalho busca quantificar a relevância da produção científica das instituições universitárias, a partir de indicadores que combinam tamanho e visibilidade do conteúdo dos sites institucionais na internet.

Entre os critérios utilizados no ranking estão o número de links externos para artigos publicados no site -medidos por diversos mecanismos de busca-, o número de arquivos “ricos” (arquivos “pdf”, por exemplo) e o número de citações no “Google Acadêmico”.

Todas as 25 universidades que aparecem nas primeiras posições são norte-americanas. A melhor latino-americana é a Universidade Autônoma do México (51ª).

Das 15 latino-americanas melhor colocadas, dez são brasileiras -nove delas, públicas.

Nos resultados gerais por país, o Brasil aparece na 20ª posição, com uma universidade entre as 200 primeiras (a USP, em 113º), cinco entre as 500 e 14 entre as mil.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo