Com a presença de projetos importantes como o Quero-Quero; o Programa Esporte Integral, do Rio Grande do Sul; do Brinca Mané e Instituto Gustavo Kuerten, de Santa Catarina; e do Projeto Perobal, da Universidade Estadual de Londrina; a Universidade Federal do Paraná e o seu Projeto Gralha Azul sediam, nos próximos dias 23, 24 e 25 de julho, o "V Encontro Regional de Projetos Sócio Esportivos".

continua após a publicidade

Com o tema "Projeto Social como divisor de águas: os valores transmitidos pelo Programa Educação pelo Esporte na formação humana", o encontro reunirá estudos das metodologias e apresentações de trabalhos científicos. A iniciativa, que se repete pelo quinto ano consecutivo com o apoio do Instituto Ayrton Senna, tem como principal objetivo discutir o trabalho social realizado pelos projetos das universidades e instituições parceiras do instituto, sobretudo na região Sul do País.

"Em um país onde vemos tantos desencontros entre as instituições que deveriam promover o equilíbrio socioeconômico, discutir soluções para a inclusão social pode parecer algo quixotesco", comenta o professor Sérgio Luiz Carlos dos Santos, diretor da Faculdade de Educação Física da UFPR e coordenador do Projeto Gralha Azul. "Porém, nós cientistas sociais acreditamos piamente que um dia poderemos mudar esse quadro de desigualdades que – apesar dos inúmeros programas assistencialistas dos governos – persistem no cotidiano das ruas das grandes cidades, cada dia mais fragilizadas pela violência urbana."

O V Encontro Regional de Projetos Sócio Esportivos é coordenado pelo professor Sérgio e conta com a organização dos bolsistas do Projeto Gralha Azul. Ele será realizado nas dependências da Chácara do Colégio Padre João Bagozzi, Rua Nestor Pereira Habkost, 250, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.

continua após a publicidade

Gralha Azul

Em atividade desde 2003, o projeto Gralha Azul atende todos os anos cerca de 300 crianças e adolescentes, entre nove e 17 anos. O objetivo é educar pelo esporte, inclusive aqueles alunos com problemas crônicos de comportamento. O atendimento é realizado no CED – Centro de Educação Física e Desportos e no DEF – Departamento de Educação Física da UFPR.

continua após a publicidade