UFPR reaplica hoje prova para 11.550 vestibulandos

Hoje, os 11.550 vestibulandos que tiveram a prova da primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) anulada entrarão mais uma vez em sala para tentar uma vaga na instituição. A prova realizada no último dia 19 foi anulada em cinco locais porque uma tempestade causou a falta de luz. Segundo a coordenadora do Processo Seletivo da UFPR, Maria Cleusa Henklein, não foi preciso elaborar uma prova do zero novamente, já que a coordenação do vestibular tinha questões reservas. ?O que deu trabalho mesmo foi selecionar o conteúdo de forma a fazer com que esta prova ficasse no mesmo nível de dificuldade da que foi anulada?, diz Henklein.

A nova prova será realizada agora em outros locais, a maior parte nas salas da UFPR. O único local externo da instituição é a Faculdades Curitiba, no Rebouças. Os demais são: Centro Politécnico, no Jardim das Américas, Campus do Jardim Botânico, Setor de Ciências Agrárias, no Juvevê, e Edifícios Dom Pedro I e II, no complexo da Reitoria, no centro de Curitiba.

Uma das preocupações do Núcleo de Concursos é com os comprovantes de ensalamento que os estudantes devem retirar para realizar a nova prova. Até a manhã de ontem, 2.231 candidatos ainda não haviam impresso o documento, que é feito pela internet (www.nc.ufpr.br). Sem essa comprovação, o candidato não terá acesso às salas. Além desse documento, os candidatos devem apresentar a carteira de identidade. Devem ainda levar caneta, lapiseira e borracha. Somente água mineral com embalagem transparente será permitido.

?Vale lembrar que apenas quem compareceu no dia 19 tem direito a fazer a prova. ?Quem não assinou a chamada, não poderá fazer?, lembra a coordenadora do concurso. Como na etapa anterior, os portões serão abertos às 13h e fechados às 13h30. As provas começam às 14h e vão até as 19h. Desta vez, como se trata de um dia útil com maior movimento no trânsito, Henklein alerta os candidatos para que saiam ainda mais cedo de casa do que na etapa anterior, já que todos os locais de prova ficam em regiões bastante movimentadas.

Segundo Henklein, o gasto da UFPR com a realização destas provas extras foi de R$ 500 mil. ?Este gasto não será repassado ao candidatos?, afirma. Ela conta que até agora a universidade não foi questionada judicialmente devido ao imbróglio. ?Mesmo assim estamos preparados caso isso ocorra. Nosso dever era reaplicar a prova para garantir a isonomia do concurso, e foi o que fizemos. Não acho que qualquer ação na Justiça leve a algum lugar?.

A segunda etapa do vestibular será dias 10 e 11 de dezembro, como já estava definido. Também para esta fase será feito um novo ensalamento. A UFPR efetuará a convocação de todos os candidatos classificados para a 2.ª fase, bem como a divugação dos comprovantes de ensalamento, até o dia 7 de dezembro.

UTFPR

Amanhã e domingo serão realizadas as provas do vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os 13.114 candidatos inscritos concorrem a 1.742 vagas em 49 cursos distribuídos nos campi Curitiba, Campo Mourão, Medianeira, Dois Vizinhos, Pato Branco, Ponta Grossa e Cornélio Procópio. Amanhã, eles têm de chegar até às 13h45 e, domingo, às 8h45, quando os portões serão fechados. As provas começarão às 14h e 9h, respectivamente. Amanhã, os sabatistas começarão a resolver as questões por volta das 20h, quando o sol já terá se posto.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo