A chuva atrapalhou, mas não desanimou os estudantes que participaram da segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dos 14.668 aprovados na primeira fase (de 43,8 mil inscritos), 14.112 (96,2% do total) realizaram as provas de ontem.
Os exames foram aplicados em 14 locais em Curitiba e um em Palotina. Dois candidatos tiveram que fazer prova no Hospital de Clínicas (HC), pois estavam com catapora.
Nos arredores de alguns lugares, foi verificada lentidão no trânsito . Porém, os portões de acesso às salas de prova foram fechados exatamente no horário previsto, às 13h30.
Atrasos
Em alguns locais, candidatos chegaram com o comprovante de ensalamento da primeira fase de provas, sendo impedidos de entrar para a segunda. No setor de Ciências Agrárias da Federal, Cabral, dois candidatos se atrasaram.
Um deles foi o estudante Andrey Vinícius Franco, 17 anos, que tentava uma vaga em Agronomia. Ele chegou dois minutos após o fechamento os portões. “Peguei muito congestionamento em áreas próximas ao setor e não consegui chegar em tempo. Agora, vou tentar entrar na UFPR pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou conseguir uma vaga em alguma universidade particular através do Prouni (Programa Universidade para Todos)”.
Das 14h até as 18h30, os candidatos realizaram prova de compreensão e produção de texto. Eles tiveram que responder questões referentes a trânsito, presença de estrangeirismo na Língua Portuguesa, leitura através da internet, obesidade e influência de novas tecnologias no cotidiano das pessoas.
Saída
Os primeiros candidatos começaram a deixar os locais de prova às 15h30. No setor de Ciência Agrárias, Franco Giacomet, 17 anos, que tenta uma vaga em Agronomia, foi um dos primeiros a sair.
Ele achou que a prova exigia bastante conhecimentos gerais. “Preparei-me pouco para o vestibular da UFPR, mas a prova dava oportunidade para que os candidatos aplicassem diversos conhecimentos”, avaliou o candidato.
Também com 17 anos, a candidata a Ciências Econômicas, Flávia Porto, deixou a sala de prova alguns minutos após Franco. Ela considerou complicada a parte de interpretação dos textos. “Achei que os textos tinham várias interpretações possíveis e não sabia direito qual utilizar”.
Resultados
Hoje, em dez locais (nove em Curitiba e um em Palotina), serão promovidas provas específicas para candidatos de 50 cursos. Para os 27, serão duas avaliações.
A previsão é e que o resultado do vestibular saia no dia 14 de janeiro. Porém, a universidade tem até 21 de janeiro para divulgar os nomes dos aprovados. O ano letivo irá começar em 28 de fevereiro.