As provas da segunda fase do Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) começam hoje à tarde e terminam amanhã. Elas ocorrem em 14 locais de Curitiba e de Palotina. Os candidatos devem ficar atentos aos horários, pois os portões abrem às 12h45 e fecham às 13h30. O concurso começa às 14h.

continua após a publicidade

Pelo menos 14.688 candidatos devem fazer as provas. Eles foram aprovados na primeira fase, que aconteceu em 14 de novembro. Os estudantes devem levar um documento oficial de identidade com foto, comprovante de ensalamento da segunda fase, caneta esferográfica preta e com escrita grossa, lápis ou lapiseira e borracha. O novo comprovante de ensalamento, que será exigido para o ingresso aos locais de prova, está disponível no endereço www.nc.ufpr.br.

Hoje serão aplicadas as provas de Compreensão e Produção de Textos, com até sete questões discursivas. Amanhã será a vez das provas específicas (Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, Sociologia e Filosofia), com dez questões discursivas cada. As provas objetivas da edição 2010 do Enem representam 10% da nota final dos candidatos.

Os vestibulandos devem sair bem cedo de casa para evitar atrasos. O coordenador do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul von der Heyde, alerta especialmente os cerca de mil estudantes que farão a prova no Colégio Estadual Paulo Leminski. O bairro Tarumã, onde está localizado o colégio, pode ter o trânsito afetado pela corrida de Stock Car que acontece no Autódromo Internacional de Curitiba, localizado em Pinhais, na região metropolitana. “A largada está prevista para as 11h da manhã. Os candidatos precisam tomar cuidado com eventuais congestionamentos ao fim da corrida”, observa Raul. E o segundo dia de provas é uma segunda-feira, quando o tráfego é mais intenso.

continua após a publicidade

Comparecimento

Dos cerca de 43,8 mil candidatos inscritos no Vestibular da UFPR, pouco mais de 40 mil (91%) compareceram à primeira fase, realizada em 14 de novembro.

continua após a publicidade

A UFPR oferece neste ano 5.540 vagas, distribuídas em 95 opções de cursos de graduação. Desse total, 5.016 vagas serão preenchidas através do vestibular. As demais 524, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério de Educação.