Na semana de 28 de julho a 1º de agosto, a UFPR Litoral dá início ao segundo semestre letivo com uma ampla programação. As atividades incluem a recepção dos novos alunos, semanas pedagógicas preparando os professores das escolas públicas da região, além da formação continuada da equipe de professores da própria universidade.
“Teremos uma programação intensa e que irá combinar as várias atividades”, comenta o diretor da UFPR Litoral Valdo José Cavallet. “Vamos recepcionar os 385 novos alunos, trabalhar com os professores das escolas de Matinhos, Guaratuba, Morretes e Pontal do Paraná, e vamos dar continuidade à formação da nossa própria equipe – que hoje conta com 70 professores, além de fazer reivindicações para a educação na região.”
Formação contínua
Um dos destaques da programação com a equipe da UFPR Litoral será o curso, na terça e na quarta-feira, com o professor da USP e da PUC-SP Marcos Tarciso Masetto. Especialista em Didática na Educação Superior, ele trabalhará com os docentes da instituição as questões do ensino e aprendizagem dentro do projeto pedagógico proposto para a região, analisando o planejamento, aplicação e a avaliação educacional das atividades formativas.
Já nos dias 31 e 1º, quinta e sexta-feira, os professores participarão das atividades de recepção aos novos alunos, em combinação com o planejamento para o segundo semestre, culminando, na sexta-feira à tarde, com uma grande manifestação em prol da educação no Litoral.
Manifestação Pública
“Vamos chamar a atenção não apenas para a educação superior, mas para a educação em todos os níveis”, explica Cavallet. “Pretendemos reivindicar prédios abandonados que podem ser utilizados para ações conjuntas entre a UFPR Litoral e a comunidade. O prédio do antigo Fórum, para ser transformado em um centro de artesanato; o Centro de Convenções para ser revertido em um centro de artes e o Ginásio de Esportes para a utilização como concha acústica.”
Outra reivindicação, segundo o diretor da UFPR Litoral, também será feita com relação à liberação do Ferry Boat para os estudantes.
Recepção calorosa
A programação no Litoral é organizada de forma conjunta por professores, servidores, técnico-administrativos e estudantes. Marcada para as 19 horas de segunda-feira, 28, a aula inaugural contará com a presença da reitora no exercício da Reitoria Márcia Helena Mendonça e do diretor da UFPR Litoral Valdo José Cavallet.
Novos alunos
Para a recepção dos novos alunos, ao longo da semana serão abordados, entre outros temas, o Projeto Político Pedagógico do setor, a estrutura administrativa e o movimento estudantil. Haverá gincanas, caminhada e plantio de mudas de árvores nativas.
A maior parte da programação está concentrada no período da noite, pelo fato da maioria dos alunos estarem matriculados em cursos noturnos.
Alguns centros acadêmicos (de Fisioterapia, de Gestão Ambiental e de Serviço Social) e o DIAL – Diretório Interdisciplinar de Acadêmicos do Litoral participam da organização do evento.