Foto: Ciciro Back |
Evasão média é de 40%. continua após a publicidade |
Pelo menos 40% dos estudantes das universidades – tanto públicas quanto particulares – acabam deixando a instituição onde estudam. De posse de um número considerado elevado pelos especialistas, o Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiu criar um projeto para descobrir os motivos da evasão e apontar soluções para o problema. O projeto, batizado de Repensando o Futuro Profissional, também atinge estudantes do ensino médio e abrirá inscrições em agosto.
A psicóloga e doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, Luciana Valore, é quem coordena o Repensando o Futuro. O projeto orienta jovens que já estão na faculdade ou aqueles que têm dúvidas sobre qual curso irão escolher. Tudo começou em 2005, quando a psicóloga começou a pesquisar dados sobre a evasão universitária. Segundo Luciana, há muitos fatores que levam à desistência, mas o principal é a falta de conhecimento sobre o curso e, nas particulares, a falta de dinheiro para pagar a mensalidade. ?Percebemos que muitos estudantes não conhecem o currículo do curso e a rotina da profissão antes de escolher. Vemos muitos casos também de jovens que entraram em tal curso pela imagem social que a profissão tem, pensam que vão ganhar muito dinheiro e terão emprego garantido?, comentou a psicóloga.
O curioso, segundo ela, é que muitos universitários que já estão no terceiro ou até quarto ano da faculdade ainda têm dúvidas e não sabem se continuam no curso escolhido. Entre os estudantes que estão no início da faculdade também surgem muitos questionamentos. ?Percebemos no projeto que é muito freqüente o choque que os estudantes têm ao entrar na universidade. Muitas vezes eles estudam em um colégio muito disciplinado e, ao chegar na universidade, um pouco mais desorganizada, se assustam. Isso provoca um desencanto?, relatou a psicóloga. Outra reclamação freqüente dos universitários, segundo Luciana, é a falta de disciplinas práticas em alguns cursos, o que dificulta o conhecimento do futuro profissional e, conseqüentemente, gera a evasão. Para a psicóloga, tanto universidades como escolas podem auxiliar nessas dificuldades. ?Alguns cursos já incluíram em seu currículo, já no primeiro ano, essas orientações. Mas ainda falta muito?, disse.
Os estudantes de ensino médio que quiserem se inscrever no projeto para o próximo semestre devem ir ao edifício central da UFPR (na Praça Santos Andrade), no Centro de Estudos e Assessoria em Psicologia e Educação, nos dias 22, 23 e 24 de agosto. Já os universitários (apenas os da UFPR) devem se inscrever nos dias 13 e 14 do mesmo mês. Não há custos, mas doações podem ser feitas para ajudar o projeto. As vagas são limitadas e podem variar conforme o número de inscritos.