UFPR inicia o 2.º semestre letivo

A UFPR iniciou hoje seu segundo semestre letivo. No total, 25 mil estudantes, de cursos de graduação e pós-graduação, voltaram às aulas. Quem não ficou para exame final, teve três semanas de férias. Já quem ficou, pôde descansar apenas sete dias.

O fato de as aulas do segundo semestre começarem em outubro e não no final de julho ou início de agosto, como normalmente acontece, se deve à greve realizada por professores, técnicos e funcionários entre os meses de agosto e novembro do ano passado. As atividades da universidade ficaram paralisadas por 110 dias, sendo que os grevistas pediam reajuste salarial, melhores condições de trabalho e abertura de vagas para novos professores.
?Apesar da greve longa, poucas coisas foram conquistadas?, afirma o professor e pró-reitor de graduação da instituição, Valdo Cavallet. ?O reajuste conquistado foi muito pequeno e a universidade continua carente de professores. Atualmente, são cerca de dois mil em atividade. O mínimo necessário é três mil?.

Segundo Valdo, os estudantes, para recuperar o tempo perdido, terão que ter aulas nos meses de dezembro e janeiro, em pleno verão. Porém, não serão prejudicados no que diz respeito ao conteúdo das disciplinas. Todas as aulas perdidas devem ser repostas. ?Esperamos que o próximo governo dê maior atenção às universidades públicas. Assim, não precisaremos mais fazer grandes paralisações como a do ano passado?, afirma.

O segundo semestre letivo deve terminar em 21 de março, para quem não ficar em exames finais, e em 2 de abril para quem ficar. Será feita uma pausa entre os dias 13 de dezembro e 20 de janeiro, para que professores, alunos e funcionários possam aproveitar as festas de Natal e Ano Novo. De acordo com a agenda da universidade, o ano letivo de 2003 deve começar no dia 22 de abril.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo