UFPR faz alerta sobre a educação no litoral

O primeiro vestibular realizado para o preenchimento de vagas na Universidade Federal do Paraná (UFPR) no Litoral, em Matinhos, cujo resultado foi divulgado ontem, não serviu apenas para selecionar os candidatos aos cursos ofertados. A divulgação da lista de aprovados acabou servindo como alerta para a questionável qualidade do ensino fundamental e médio no litoral. Alarmado com o baixo índice de aprovação entre os estudantes litorâneos, o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, anunciou um projeto. ?Vamos trabalhar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e as secretarias municipais de Educação da região para que o sistema educacional seja revisto?, diz o reitor.

Para se ter uma idéia do baixo índice de aprovação entre os estudantes locais, apenas 30,98% das vagas ofertadas -131 de nível técnico e 60 de nível superior – foram preenchidas por eles. A aprovação nos cursos técnicos (Agroecologia, Enfermagem, Hotelaria e Transações Imobiliárias) foi de 40%, contra apenas 9% em nível superior (Fisioterapia e Gestão Ambiental). ?De sessenta vagas ofertadas, apenas cinco aprovados são do litoral?, lamenta Moreira Júnior.

Na análise total dos inscritos, o diagnóstico fica ainda mais alarmante. Pouco mais de 500 candidatos a vagas nos cursos superiores se inscreveram e apenas cinco passaram, o que dá uma média de apenas 1% da aprovação total. Nos cursos de nível técnico, foram 300 candidatos do litoral e 54 aprovados, o que equivale a 16% de aprovação. ?Com base nos números, concluímos que um candidato que faz o ensino fundamental e médio no litoral tem metade de chance de ser aprovado em um curso técnico em relação a candidatos de Curitiba e Região Metropolitana. No nível superior, as chances são dez vezes menores?, concluiu o reitor.

A lista dos aprovados, divulgada no final da manhã de ontem, está disponível no site www.nc.ufpr.br.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo