A inclusão dos portadores de necessidades especiais nas comunidades é um processo amplo que atribui responsabilidade a todos os segmentos da sociedade. Atenta a esta proposta, a Universidade Federal do Paraná, através da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ? PROEC, está realizando atividades comemorativas para a “Semana do Excepcional” em Antonina, no período de 21 a 28 de agosto. A promoção do evento é também uma parceria com a Escola da Educação Especial Joana de Camargo Machado, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ? APAE, e a Secretaria Municipal de Educação de Antonina.
O evento é destinado às crianças de 3 a 14 anos da APAE e da comunidade e aos professores e técnicos interessados da Rede Pública e Particular de Ensino de Antonina. Segundo a Coordenadoria de Cultura da UFPR, estas ações são direcionadas, principalmente, para a abrangência dos portadores de deficiência. A participação da Universidade também cumpre o objetivo de lançar a idéia do projeto “Viva a Diferença”, que faz parte do Programa de Extensão “Festival de Inverno da UFPR”.
Integrando a programação, neste sábado, dia 24, acontecerá o “Dia do Lazer”, das 9h às 15h, com recreação para as crianças na Praça Coronel Macedo. Ainda às 15h30min será apresentada a peça “O rei que ficou cego” do grupo Karagoz b Teatro de Sombras. Já nos dias 26 e 27 haverá mostra de vídeos sobre inclusão, com sessões às 11h e 16h, para os profissionais da rede de ensino. “Inclusão na Escola” será o tema da palestra que acontecerá dia 28, às 16h, no Teatro Municipal de Antonina. Na mesma data, em Matinhos, será realizado o Encontro das Escolas Especiais do Litoral. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 9909-3737 com Rodrigo Bueno.