A data do novo vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para os 11.523 candidatos que tiveram as provas anuladas devido à falta de luz, provocada pela forte chuva que castigou Curitiba no último domingo, será confirmada hoje. O reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, chegou a anunciar ontem pela manhã que as provas seriam realizadas no dia 2 de dezembro, mas o dia coincide com o vestibular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e muitos estudantes ficaram revoltados porque vão prestar vestibular nas duas instituições.
Ontem à tarde, o reitor da UFPR e o reitor da UTFPR, Eden Januário Neto, conversaram sobre a nova data do concurso e a solução será apresentada hoje. Mas o presidente da Comissão de Vestibular da UTFPR, Hanz Peters, adiantou que os dias do vestibular da instituição vão permanecer os mesmos, 2 e 3 de dezembro, e o turno das provas também – no período da tarde.
O que pode mudar é o horário de início do exame. Pelo edital, os portões abrem às 13h e às 14h os vestibulandos começam o exame. Se a UFPR decidir fazer as suas provas também no dia 2 de dezembro pela manhã, a UTFPR poderia atrasar o horário de fechamento dos portões, para dar tempo aos vestibulandos se deslocarem de um lugar para outro. Existe ainda a possibilidade de que o vestibular da UFPR seja realizado na sexta-feira, dia 1.º de dezembro.
Quem não está gostando nada dessa história são os alunos que vão fazer as provas nas duas universidades. Ontem à tarde, a UFPR recebeu várias ligações de pais e vestibulandos reclamando da data anunciada pelo reitor. Márcia Mara de Lima é uma delas. Ela é mãe de uma vestibulanda que está tentando Biologia na UFPR e Processos Ambientais no UTFPR. ?Estamos nos sentindo lesadas. Se for no mesmo dia, vai ser muito complicado?, reclama. Do total de cerca de 43 mil candidatos inscritos, 11.523 vão ter que realizar um novo concurso. São os candidatos que fizeram provas no Colégio Militar e a Unibrasil, na região do Tarumã; no colégio Padre Bagozzi, Portão; no Setor de Ciências Agrárias da UFPR, Juvevê; e na Fundação de Estudos Sociais do Paraná (FESP), no centro.
Nos locais, prestavam exames candidatos para os cursos de Comunicação Social/Jornalismo, Design de Produto, Comunicação Social/Relações Públicas, Educação Artística/Desenho, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena/manhã), Filosofia (Bacharelado com Licenciatura Plena/noite), Tecnologia em Sistemas de Informação, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Nutrição, Psicologia, Desig Gráfico, História, Turismo, Bacharelado em Ciência da Computação, Geografia e Zootecnia. ?Os candidatos não tinham como fazer as provas no escuro. Mesmo em locais onde havia iluminação natural, o emocional dos candidatos foi bastante abalado?, explicou o reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, ontem pela manhã. ?A decisão é tomada segundo medidas legais, estando de acordo com o edital do concurso.?
Os candidatos irão fazer uma prova com questões diferentes das aplicadas no domingo, devendo receber novos cartões e aguardando a divulgação do ensalamento. ?Nosso departamento jurídico está preparado para enfrentar qualquer questionamento?, declara o reitor. O resultado do novo vestibular deve ser divulgado antes das provas da segunda fase do concurso, marcadas para os dias 10 e 11 de dezembro.