Ebserh

UFPR assina hoje adesão à estatal dos hospitais

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Zaki Akel Sobrinho, vai hoje a Brasília para formalizar com o ministro da Educação, Henrique Paim, e com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) o contrato para a gestão compartilhada do Hospital de Clínicas (HC) e da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

A Ebserh é uma estatal criada pelo governo federal para administrar os hospitais universitários públicos.

A formalização em Brasília é o final de um processo de quase um ano.

Com muita articulação para vencer as resistências de parte dos servidores e da comunidade acadêmica, a reitoria obteve parecer jurídico favorável da Procuradoria Federal, a aprovação pelo Conselho Universitário e, na tarde de ontem, o aval do Conselho de Planejamento e Administração (Coplad) da UFPR.

Com a adesão à Ebserh, devem ser contratados por concurso nacional 2.063 servidores, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas e pessoal administrativo. A expectativa é de que no fim do primeiro semestre de 2015 já possa ser contratado o primeiro grupo de 200 servidores vinculados à estatal.

As prioridades, segundo o reitor, são: reativar serviços que estão interrompidos, como a hemodiálise; ampliar os leitos de UTI; e elevar a capacidade do hospital de fazer cirurgias. “Estamos usando apenas oito das 14 salas de cirurgia do HC por falta de equipe”, exemplifica Akel.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo