Quatro novos cursos, de graduação e técnicos, serão ofertados no próximo ano pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), no campus do litoral. A previsão é que as 75 vagas para os cursos técnico de Trabalhador Social e profissionalizante em Atendimento do Público sejam ofertadas para início do mês de abril. Já os cursos de graduação em Serviço Social e Gestão e Empreendedorismo, que somarão 70 vagas, devem iniciar em agosto.
A implantação dos novos cursos, além da aprovação das resoluções de vestibular, dependem do cronograma de obras de ampliação do espaço físico da Unilitoral, que funciona na antiga sede da Associação Banestado, em Matinhos. Ontem, o coordenador executivo da Secretaria de Estado de Obras, Galdino Alves Júnior, garantiu que a partir desta semana começa uma série de obras no local, bem como em Praia de Leste, onde funcionará outra sede da Unilitoral, no Clube Santa Mônica, onde será ofertado futuramente o curso de Ciências do Esporte.
De acordo com Galdino, só nessa fase das obras – que incluem desapropriação e projetos arquitetônicos, e tem previsão de conclusão até março -serão investidos cerca de R$ 4 milhões. Ele ressaltou que entre os recursos aplicados e os previstos para 2006, o governo do Estado dispensou cerca de R$ 14,8 milhões para a Unilitoral. "Quase a totalidade desses recursos já estão no orçamento e não correm o risco de serem desviados para outros projetos. Por isso temos como fazer previsão da entrega das obras", comentou.
Com a implantação dos novos cursos, a UFPR passará a contar com 336 alunos no litoral. Em agosto foram aprovados 191 alunos para os cursos de graduação em Gestão Ambiental e Fisioterapia, e dos cursos técnicos de Agroecologia, Enfermagem, Transações Imobiliárias e Hotelaria. De acordo com o reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, ainda não serão ofertadas novas vagas para esses cursos porque não existe infra-estrutura necessária para receber mais alunos, assim como, o processo de seleção de professores ainda não foi concluído.
Vestibular
Sobre o próximo vestibular da UFPR – que teve o período de inscrição encerrado no dia 12 de setembro -, o reitor anunciou que os candidatos poderão confirmar até sexta-feira sua condição como cotista ou treineiro (que ainda não concluiu a ensino médio). Moreira ressaltou que esse prazo está sendo dado porque ocorreram muitos erros nas inscrições. As correções devem ser feitas no site na universidade, no endereço www.ufpr.br.
Reitor se afasta do cargo
O reitor da UFPR, Carlos Augusto Moreira Júnior, anunciou ontem seu afastamento do cargo por um período de um mês, para se dedicar a sua candidatura à reeleição.
A vice-candidata na chapa de Moreira Júnior, a diretora do Setor de Ciências Biológicas da instituição, Márcia Helena Mendonça, também acompanha a decisão e deixa seu cargo pelo mesmo período. Quem assumirá o cargo interinamente é a vice-reitora Maria Tarcisa Silba Bega.
A eleição para a reitoria da UFPR será realizada no dia 23 de novembro, e envolverá um universo de 30 mil eleitores, entre alunos, professores e técnicos.
Também concorrem ao cargo na UFPR os professores Francisco de Assis Marques e Júlio Cesar Wiederkehr, além de Cid Aimbiré de Moraes Santos e Antonio César de Almeida Santos.