Foto: Daniel Derevecki

Márcia Helena, reitora em exercício, anunciou as novidades.

continua após a publicidade

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está sendo a primeira instituição de ensino superior federal do País a abrir o edital de concurso vestibular dentro do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Ontem, a instituição divulgou que, para 2009, serão ofertadas 5.273 vagas em 88 cursos, das quais 1.129 são vagas novas em 21 cursos criados pelo programa. Do total, 4.377 vagas serão para o primeiro semestre e 896 para o segundo.

?Estamos antecipando a divulgação de nosso edital com a finalidade de organizar concurso para contratação de docentes e realizar uma melhor estruturação das mudanças trazidas pelo Reuni. As inscrições para o vestibular 2009 terão início às 8h do dia 17 de agosto e término às 16h de 15 de setembro?, informou a reitora em exercício da UFPR, Márcia Helena Mendonça.

Para o próximo concurso – cujas provas da primeira fase serão realizadas em 16 de novembro e da segunda em 7 de dezembro, em Curitiba e Palotina – será mantida a destinação de 20% das vagas para cota racial e mais 20% para cota social.

continua após a publicidade

A grande novidade será a oferta de uma vaga em cada curso para portadores de necessidades especiais. A UFPR está recorrendo de uma ação do Ministério Público (MP) estadual que solicita a destinação de 5% das vagas de cada curso a pessoas com deficiências físicas.

?Estamos recorrendo da ação do MP não porque não queremos trabalhar pela inclusão, mas porque, no momento, não temos condições de destinar os 5% solicitados. Não basta permitir o acesso das pessoas com necessidades especiais à universidade. Temos também que garantir a permanência?, afirmou Márcia. ?Pelos próximos meses, estaremos preparando nossa estrutura física, professores e técnicos que para atender os estudantes que irão ocupar a vaga de cada curso que estamos ofertando. A inclusão é essencial à formação que pretendemos dar a nossos alunos?. Atualmente, a UFPR tem 92 alunos portadores de deficiências.

Programa

continua após a publicidade

Com o Reuni, estarão sendo ofertados para o próximo ano 21 novos cursos: nove de graduação convencional – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Elétrica noturno, Engenharia Industrial Madeireira noturno, Engenharia Mecânica noturno, História noturno, Letras Italiano manhã, Letras Japonês manhã, Letras Polonês noturno e Química noturno; e doze de graduação tecnológica – Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo em Aqüicultura (Palotina), Tecnólogo em Aqüicultura (Pontal do Paraná), Tecnólogo em Biocombustíveis, Tecnólogo em Biotecnologia, Tecnólogo em Comunicação Institucional, Tecnólogo em Construção de Instrumentos Musicais, Tecnólogo em Gestão da Qualidade, Tecnólogo em Negócios Imobiliários, Tecnólogo em Produção Cênica e Tecnólogo em Secretariado Executivo. As inscrições para o processo seletivo poderão ser realizadas através do www.nc.ufpr.br, pelo valor de R$ 72 ou R$ 70 para alunos treineiros.

Litoral: candidatos têm provas no domingo

As provas para o vestibular do campi litoral da UFPR têm início às 14h deste domingo, com cinco horas de duração.

Estão inscritos 1.030 candidatos do sexo feminino e 579 do masculino. Eles irão concorrer a um total de 385 vagas, em doze cursos.

A segunda fase do vestibular será realizada no dia 29 de junho. As aulas terão início em agosto.

Os cursos mais concorridos são Fisioterapia, com 11,7 candidatos por vaga; Gestão Ambiental, com 5,27 candidatos por vaga; e Técnico em Enfermagem, com 5,26 candidatos por vaga.