UFPR altera datas de inscrições e provas para vestibular

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou ontem as alterações nas datas das inscrições e da primeira e segunda fases do concurso vestibular 2010. De acordo com a universidade, a primeira fase do vestibular, que inicialmente estava prevista para 15 de novembro, será realizada no dia 29 do mesmo mês. A segunda fase, que aconteceria nos dias 6 e 7 de dezembro, foi transferida para os dias 12 e 13.

De acordo com o reitor Zaki Akel Sobrinho, a instituição decidiu mudar as datas porque as férias dos alunos também foram prorrogadas em função do surto da gripe A (H1N1). A intenção, segundo a reitoria da UFPR, é assegurar aos alunos do ensino médio o recebimento de todo o conteúdo curricular até o final do ano letivo.

Na segunda fase, o primeiro dia de provas, que aconteceria no domingo, será realizado no sábado. Assim, a UFPR precisou providenciar uma adaptação para evitar que a alteração criasse impasses por motivos religiosos.

“Os alunos que, por convicção religiosa, sentirem-se impedidos de realizar a prova no sábado, poderão apresentar uma declaração da igreja ou da representação religiosa”, afirma o coordenador-geral do Núcleo de Concursos da UFPR, Raul Von Der Heyde. Esses candidatos entrarão no mesmo horário que os demais e aguardarão isolados e incomunicáveis até que o sol se ponha para fazer a prova.

Neste próximo processo seletivo – que usará pela primeira vez o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de nota – o total de vagas passa de 5.204 para 5.334.

As opções de cursos, de 89 para 91. Serão ofertadas mais 130 vagas de dois novos cursos: Biomedicina e Ciências Biológicas (este último no campus de Palotina). O Guia do Candidato já está no site www.nc.ufpr.br. As inscrições para o concurso começam às 8h da próxima segunda-feira e terminam às 16h de 30 de setembro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo