A Universidade Federal do Paraná divulgou nesta sexta-feira (18) as novas definições que irão reger o vestibular 2010-2011 e o processo de ocupação de vagas remanescentes (Provar). Entre novidades está a decisão dos órgãos colegiados a respeito da utilização do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), que leva em conta a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no vestibular deste ano. A UFPR disponibilizará 10% das vagas de cada curso para o Sisu.
Porém, a universidade ressalta que apesar da adoção do sistema, os 90% das vagas restantes vão continuar incorporando 10% da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Porém, alguns cursos não farão reserva de vagas para o Sisu, como é o caso dos que exigem provas de habilidade específicas, como Design, Música e Arquitetura e Urbanismo e os que tem vestibular estendido como os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística.
No que diz respeito às vagas, este ano a UFPR vai oferecer 5.540 em Curitiba, Palotina e Pontal do Paraná. Somadas às vagas disponibilizadas no Setor Litoral, em Matinhos, em vestibular realizado no mês passado, o total perfaz 5.975 vagas, o maior da história.
Com a aprovação da retomada do Provar, com 1.556 vagas, a Universidade chegará a disponibilizar este ano 8.501 vagas. Em 2010, a primeira fase do vestibular será realizada no dia 14 de novembro e a segunda nos dias 05 e 06 de dezembro. A universidade salienta que o sistema será utilizado inicialmente em caráter experimental e vai avaliar o processo para adoção no próximo ano.