UFPR abre espaço para o Terceiro Setor

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai ganhar, até o início do ano letivo de 2007, o Centro de Documentação em Terceiro Setor. Será um espaço exclusivo para bibliografia e outros materiais sobre o assunto. O programa para a implantação do centro foi aprovado no Edital de Projetos de Empreendedorismo Social do Serviço Social da Indústria (Sesi) no Paraná, na semana passada.

A professora Ana Lúcia Jansen de Mello de Santana, coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor (NITS) da UFPR, é a mentora do projeto. Ela explica que existe falta de informações sobre o assunto, percebida por aqueles que atuam diretamente no Terceiro Setor ou precisam fazer uma pesquisa dentro da área. ?A produção intelectual sobre Terceiro Setor aumentou muito nos últimos cinco anos, mas ainda assim é totalmente insuficiente?, explica.

A idéia de criar o Centro de Documentação em Terceiro Setor vem atender justamente esta necessidade. A professora, que acumulou vasta quantidade de material sobre o assunto nos últimos anos, vai doar o seu acervo para o centro. Ela reuniu livros, artigos, teses, monografias, dissertações de mestrado, periódicos e material jornalístico. A unidade vai ficar instalada em um espaço próprio, dentro da biblioteca do Setor de Ciências Sociais Aplicadas, do campus Jardim Botânico da UFPR.

Com a aprovação no concurso do Sesi, o projeto vai ganhar recursos para a implantação do centro. Os R$ 30 mil serão usados para adquirir novos livros sobre o Terceiro Setor, montar uma equipe para implantar o centro e catalogar todo o material já existente. Há demanda pela bibliografia dentro da universidade, pois diversos cursos de graduação e pós-graduação têm disciplinas sobre o Terceiro Setor. Apesar disso, o Centro de Documentação será aberto para toda a comunidade.

Até dezembro, Ana Lúcia vai participar de uma capacitação oferecida pelo Sesi para trabalhar o projeto de implantação da unidade. ?A idéia é montar um plano de negócio de empreendedorismo social e ter um produto pronto que pode ser adotado por uma empresa ou organização pública para aportar recursos. Se conseguirmos uma quantidade de parceiros, poderemos atualizar o acervo periodicamente?, comenta. No Brasil, são poucos os acervos sobre o Terceiro Setor, concentrados especialmente em São Paulo. O Centro de Documentação em Terceiro Setor é uma iniciativa inédita no Paraná.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo