A Escola de Música da Universidade Estadual de Maringá, ligada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PEC), está promovendo, desde terça-feira (24), o 1º Encontro de Pesquisa em Música da UEM. A abertura foi realizada na Fundação Cultural Luzamor e contou com homenagens e um concerto de flauta e piano.

À solenidade de abertura do encontro compareceram o pró-reitor de Extensão e Cultura, Osvaldo Hidalgo da Silva, representando a reitora Neusa Altoé; o diretor do Centro de Ciências Humanas (CCH), professor Sezinando Luiz Menezes; o coordenador do Colegiado do Curso de Música, Bernhard Fuchs; o professor Geraldo Magela Ribas, coordenador do evento; e o diretor da Fundação Luzamor, Miguel Yamaue.

Durante a cerimônia, foi feita uma homenagem aos professores pioneiros da Escola de Música da UEM. Os professores já falecidos foram representados por um membro da família. Maria Otani, recebeu um certificado pelo professor Fumimassa Otani; Maria Matti, recebeu a homenagem em nome do professor Aniceto Matti; e Ika Bressan, recebeu a lembrança, no lugar do professor Wilson Bressan. Receberam pessoalmente a homenagem a professora aposentada Dirce Spontom e o professor Pedro De Biagio, ainda na ativa.

A abertura do encontro foi encerrada com um concerto de piano e flauta, apresentado pelo maestro Norton Morozowicz e Glacy Antunes. A dupla interpretou obras de Mozart, Radamés Gnattali, Villa Lobos, Ernesto Nazareth e do compositor Henrique de Curitiba, entre outros.

Programação

O evento reunirá pesquisadores, professores e estudantes de música, até amanhã. Eles estarão compartilhando resultados de trabalhos realizados em instituições de graduação e pós-graduação do Brasil.

Renomados professores e pesquisadores ministrarão conferências e cursos. O encontro contará, também, com apresentações musicais, por meio do projeto “Semeando música”, da Escola de Música da UEM, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. As apresentações ocorrerão, ainda, hoje e amanhã, às 21 horas, no Luzamor. Outras informações na Escola de Música, bloco 117, câmpus universitário, ou pelo telefone 261-4383.

continua após a publicidade

continua após a publicidade