A Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai completar 35 anos de atividades no próximo dia 11. Um dos homenageados será o ex-governador Paulo Pimentel, que fundou a universidade. Segundo o reitor da instituição, Gilberto Cezar Carvalho, Maringá é a terceira cidade mais importante do Estado e a UEM teve uma participação significativa para o seu desenvolvimento.

continua após a publicidade

Desde que a instituição foi fundada, já formou cerca de 32 mil profissionais de diversas áreas. ?Todo o conhecimento produzido na instituição acaba sendo transferido para a sociedade?, revela Carvalho.

A instituição também se destaca no campo da pesquisa, principalmente nas áreas de agronegócios e ecologia. O reitor diz que a instituição está patenteando 35 produtos criados dentro da UEM. Entre eles um adoçante que é cem vezes mais poderoso que o açúcar e não é absorvido pelo organismo. Ideal para diabéticos e quem faz regime. Além disso, o Ministério da Saúde (MS) comprou 60 milhões de cápsulas do antidepressivo Capitoprio, criado na UEM, para distribuir nos postos de saúde.

Carvalho destaca que Maringá é o que é hoje graças à visão do ex-governador Paulo Pimentel, que no mesmo edital criou também as universidades de Londrina e Ponta Grossa. ?Hoje é fácil dizer a importância das universidades para essas cidades. Mas o fato é que Paulo Pimentel foi um homem visionário?, destaca. Hoje estudam na universidade 19 mil alunos. Eles estão distribuídos em 48 cursos de graduação, 22 mestrados, 8 doutorados e mais de cem especializações.

continua após a publicidade

A comemoração dos 35 anos da universidade foi idealizada pelo jornal O Diário do Norte do Paraná e pela Rádio Cultura. O diretor de O Diário, Franklin Vieira da Silva, acompanhou o reitor da UEM na entrega do convite, ontem, ao ex-governador.

UFPR

O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira Júnior, também visitou ontem o empresário Paulo Pimentel. Segundo ele, a Universidade do Litoral, em Matinhos, vai ser inaugurada no próximo dia 16 e vai contar com a presença do ministro da Educação, Tarso Genro. O presidente Luis Inácio Lula da Silva deve confirmar a vinda ao Paraná.

continua após a publicidade

Segundo Moreira, a universidade vai trazer investimentos para a cidade. Ele explica que de março a dezembro o litoral fica vazio e toda a infra-estrutura criada para atender os veranistas acaba sendo desperdiçada.