Quando os alunos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) voltarem às aulas vão se deparar com uma nova medida de segurança no campus da instituição. A entrada de pessoas será limitada a apenas um portão no período entre 0h e 6h, a partir de fevereiro.
Todos que entrarem precisarão se identificar e dizer o que vão fazer no local. Segundo a universidade, não se pretende proibir a entrada de pessoas durante a madrugada, mas apenas controlar melhor a circulação dentro do campus.
Neste período, pode acontecer de um professor ter de verificar um experimento em laboratório, por exemplo. Ou a comunidade precisar de atendimento no hospital veterinário que funciona dentro do campus, 24 horas. A entrada das pessoas na madrugada será feita apenas pelo portão na Avenida Castelo Branco.
“Algumas boates ficam perto da universidade e existem pessoas que querem ‘terminar a noite’ dentro do campus. Além disso, houve cinco assaltos a caixas eletrônicos dentro da universidade”, explica o diretor de serviços da UEL, Luiz Cláudio Buzeti.
Ele conta que a medida faz parte de um plano de segurança elaborado pela universidade há dois anos. Após o controle de acesso na madrugada virá a instalação de 15 câmeras sofisticadas, com 360 graus de alcance e zoom de 3 mil metros.
“Já temos monitoramento com 120 câmeras”, afirma Buzeti. De acordo com ele, também está sendo feita a reforma do prédio da Divisão de Segurança da UEL para a melhoria operacional do sistema. As obras devem ser entregues no final de fevereiro.