continua após a publicidade

A TV Iguaçu, primeira emissora de TV do Grupo Paulo Pimentel (GPP), completou 37 anos ontem. Os principais desafios da emissora para o próximo ano, segundo o diretor de Televisões do GPP, Daniel Pimentel Slaviero, são continuar o processo de desenvolvimento tecnológico iniciado nos últimos anos e melhorar a competência de comercialização dos produtos do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) e de produção e comercialização dos conteúdos locais. "Queremos estreitar nossa relação com anunciantes e clientes", disse.

Daniel destacou que num trabalho realizado nos últimos dois anos o GPP conseguiu alcançar 100% de cobertura via satélite no Paraná. O próximo passo da modernização das estruturas das empresas do grupo é investir o máximo em tecnologia de produção, edição e transmissão. "A idéia é oferecer ao telespectador um produto sempre de melhor qualidade", explicou.

Atualmente entre 17% e 18% da programação da TV Iguaçu é local. O restante é a programação do SBT. "Nos últimos anos investimos bastante em programação local e estamos conseguindo um ótimo retorno tanto do ponto de vista do telespectador quanto do mercado publicitário. Mesmo assim, não temos uma preocupação em aumentar a percentagem de programação local. Nos preocupamos sim em sempre estar melhorando a qualidade de nossos programas", afirmou.

continua após a publicidade

Da grade de programação da TV Iguaçu hoje constam os programas diários Tribuna na TV, Tribuna no Esporte e os semanais GPP Rural e GPP Entrevista. "Para termos um programa local, ele precisa ter o mesmo perfil do SBT, voltado às classes A, B e C, principalmente com grande presença junto à comunidade. Além disso, a audiência deve ser igual ou maior à da rede no horário", explicou.

História

continua após a publicidade

A TV Iguaçu foi fundada em 27 de dezembro de 1967. Tem 25 municípios da Região Metropolitana de Curitiba em sua área de cobertura, com aproximadamente 2,9 milhões de habitantes. Essa região representa 2,087% do Índice de Potencial de Consumo (IPC) nacional.

A emissora sempre esteve na vanguarda da tecnologia. Em 1967, começou a operar com os melhores equipamentos de transmissão existentes na época, da marca Marconi, e com o então melhor videoteipe do mundo, fabricado pela Ampex, dos Estados Unidos. A TV Iguaçu, durante a sua existência, transmitiu programas da TV Record e da Rede Globo, aliados a uma programação local. Algumas atrações da TV Iguaçu na época contavam com a presença de auditório. O programa de Ari Soares foi um dos mais marcantes. Em 1978, a TV Iguaçu passou a exibir programas da Rede Tupi até a sua extinção, dois anos depois. Em 1981, começou a transmitir a programação do recém-criado SBT. A expansão do Grupo Paulo Pimentel aconteceu a partir de 1979 e atualmente conta com as TVs Cidade (Londrina), Naipi (Foz do Iguaçu) e Tibagi (Apucarana e Maringá).