continua após a publicidade

Sinônimos de qualidade de vida, serviços e soluções urbanas adotados em Curitiba acabaram por se transformar também em produtos do turismo da cidade. Miniaturas das estações-tubo, por exemplo, estão entre os souvenires mais vendidos nas lojas Leve Curitiba. A procura pelas miniaturas das estações mostra o interesse por um setor que, ao lado da limpeza pública, é um dos mais citados pelos turistas como conceito de qualidade.

Segundo a diretora de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Juliana Vosnika, a promoção do turismo em Curitiba foi feita a partir da valorização das tradições e dos diferenciais culturais e étnicos da cidade.

Juliana destaca a infra-estrutura urbana, organização do comércio, o cuidado com os parques, bosques e praças, integração da população com o meio ambiente, as idéias adotadas como padrão urbanístico e a qualidade de vida como meta da administração pública. "A cidade tem uma forte identidade cultural que preza a memória e os costumes. Exemplo disso é a valorização das etnias nos bairros, normalmente caracterizados com portais ou memoriais, na sua entrada."

continua após a publicidade

Hoje o turismo municipal atua em parceria com o trade para aproveitar o que Curitiba tem de melhor e oferecer ao visitante e ao morador uma variada programação turística nas áreas artística/cultural, lazer e noturna.

A internacionalização do Aeroporto Afonso Pena, a renovação do mobiliário urbano, que modernizou equipamentos como bancas de revistas, pontos de ônibus, de táxi e lixeiras nas ruas e espaços públicos e a implantação de oito postos de informações turísticas espalhados pela cidade são pontos bastante positivos na promoção do turismo, afirma Juliana.

continua após a publicidade

Os postos têm atendentes bilíngües, capacitados para oferecer atendimento aos visitantes. O turista encontra postos de informações na Rua 24 Horas e na Torre Panorâmica Brasil Telecom, única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação com uma vista de 360º da cidade. Até o dia 15 de dezembro, a torre já havia recebido, neste ano, quase 83 mil visitantes.

Os turistas encontram postos de informações também na Rodoferroviária e na Central de Atendimento da CIC, onde funciona a Diretoria de Turismo. É também na sede da CIC que funciona o Disque Turismo (55 41) 352-8000.

No Aeroporto Internacional Afonso Pena o posto de informações funciona através de uma cooperação entre a Infraero, a CIC, a Paraná Turismo e a Prefeitura de São José dos Pinhais. Em Santa Felicidade, através de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf). Também há um posto de informação ao turista na empresa Serra Verde Express, concessionária da Linha Ferroviária Turística que faz o trajeto Curitiba-Morretes-Paranaguá; e no Setor Histórico da cidade.

Nos postos, o turista dispõe de materiais promocionais que orientam os visitantes, indicando pontos turísticos, atrações ao redor da cidade e folheteria, em inglês e português, sobre a Torre Panorâmica, mapas e linha turismo. E para quem quer obter mais informações sobre os serviços turísticos da cidade basta acessar o site

www.viaje.curitiba.pr.gov.br.