Sinônimos de qualidade de vida, serviços e soluções urbanas adotados em Curitiba acabaram por se transformar também em produtos do turismo da cidade. Miniaturas das estações-tubo, por exemplo, estão entre os souvenires mais vendidos nas lojas Leve Curitiba. A procura pelas miniaturas das estações mostra o interesse por um setor que, ao lado da limpeza pública, é um dos mais citados pelos turistas como conceito de qualidade.
Segundo a diretora de turismo da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba (CIC), Juliana Vosnika, a promoção do turismo em Curitiba foi feita a partir da valorização das tradições e dos diferenciais culturais e étnicos da cidade.
Juliana destaca a infra-estrutura urbana, organização do comércio, o cuidado com os parques, bosques e praças, integração da população com o meio ambiente, as idéias adotadas como padrão urbanístico e a qualidade de vida como meta da administração pública. "A cidade tem uma forte identidade cultural que preza a memória e os costumes. Exemplo disso é a valorização das etnias nos bairros, normalmente caracterizados com portais ou memoriais, na sua entrada."
Hoje o turismo municipal atua em parceria com o trade para aproveitar o que Curitiba tem de melhor e oferecer ao visitante e ao morador uma variada programação turística nas áreas artística/cultural, lazer e noturna.
A internacionalização do Aeroporto Afonso Pena, a renovação do mobiliário urbano, que modernizou equipamentos como bancas de revistas, pontos de ônibus, de táxi e lixeiras nas ruas e espaços públicos e a implantação de oito postos de informações turísticas espalhados pela cidade são pontos bastante positivos na promoção do turismo, afirma Juliana.
Os postos têm atendentes bilíngües, capacitados para oferecer atendimento aos visitantes. O turista encontra postos de informações na Rua 24 Horas e na Torre Panorâmica Brasil Telecom, única torre de telefonia do Brasil com mirante aberto à visitação com uma vista de 360º da cidade. Até o dia 15 de dezembro, a torre já havia recebido, neste ano, quase 83 mil visitantes.
Os turistas encontram postos de informações também na Rodoferroviária e na Central de Atendimento da CIC, onde funciona a Diretoria de Turismo. É também na sede da CIC que funciona o Disque Turismo (55 41) 352-8000.
No Aeroporto Internacional Afonso Pena o posto de informações funciona através de uma cooperação entre a Infraero, a CIC, a Paraná Turismo e a Prefeitura de São José dos Pinhais. Em Santa Felicidade, através de uma parceria com a Associação Comercial e Industrial de Santa Felicidade (Acisf). Também há um posto de informação ao turista na empresa Serra Verde Express, concessionária da Linha Ferroviária Turística que faz o trajeto Curitiba-Morretes-Paranaguá; e no Setor Histórico da cidade.
Nos postos, o turista dispõe de materiais promocionais que orientam os visitantes, indicando pontos turísticos, atrações ao redor da cidade e folheteria, em inglês e português, sobre a Torre Panorâmica, mapas e linha turismo. E para quem quer obter mais informações sobre os serviços turísticos da cidade basta acessar o site