Turista croata é resgatado do mar

Graças à tecnologia, o turista croata Igor Debeljio, de 37 anos, foi salvo na manhã de domingo (21), depois de ficar à deriva durante uma noite inteira no mar. Ele havia partido de Paranaguá sábado à tarde no barco de um amigo e, depois de perder o motor, conseguiu passar as coordenadas de sua localização via celular fazendo uso de um GPS (Global Position System). Igor foi resgatado pela polícia catarinense já navegando em águas do estado vizinho, a cerca de 40 quilômetros da costa.

O croata partiu do litoral paranaense em um bote inflável para conhecer a costa. Porém, com o mar revolto, o passeio se transformou em pesadelo no momento em que o motor de popa da embarcação se soltou, afundando em seguida. ?À deriva, ele entrou em contato com um amigo da mesma nacionalidade em terra e passou as coordenadas geográficas de onde estava?, conta o sargento Luis Fernando Ferreira, da capitania dos portos de São Francisco (SC).

A capitania foi avisada pouco depois das 9h de domingo, depois que o amigo de Igor solicitou ajuda no Iate Clube de Joinville, cerca de 40 quilômetros dali. ?Começamos a acompanhar o posicionamento dele e acionamos os meios possíveis para o resgate?, lembra o sargento.

A primeira tentativa foi por mar, com as embarcações que estavam nas proximidades, mas logo percebeu-se a necessidade de um auxílio aéreo. Foi quando o agrupamento aéreo do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina assumiu o resgate. Igor foi encontrado a 10 milhas marítimas (cerca de 40 quilômetros) distante da costa, na localidade de Barra do Saí, quase divisa com o litoral catarinense. Içado em uma gaiola de salvamento, o turista foi levado até a Praia do Morro do Cristo, em Guaratuba. ?Em vez de ir para Santa Catarina, o trouxeram para cá fugindo de uma tempestade. Aqui, eles desceram apenas para acomodá-lo no interior do helicóptero?, conta o tenente Leonardo Mendes dos Santos, que trabalha no litoral durante a Operação Verão.

Depois de um resgate que demorou duas horas e vinte minutos, o croata foi levado para São Francisco do Sul, de onde partiu com o amigo para Joinville. Ele passava bem no momento em que foi encontrado, aparentando apenas exaustão depois do susto em alto-mar.

Trazida pela maré, a embarcação de Igor Debeljio foi encontrada na manhã de ontem no Jardim Canadá, balneário de Gaivotas, no município de Pontal do Paraná. O bote foi encaminhado à Capitania dos Portos de Paranaguá. Segundo o sargento catarinense Luis Fernando Ferreira, a situação de Igor no país é legal. Mesmo assim, o turista croata ainda deve prestar esclarecimentos à Polícia Federal.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo