O fluxo de turistas em Curitiba aumentou 26,5% nos últimos três anos. Em 2007, a cidade teve 2.380.635 visitantes, 498.762 a mais que em 2004, quando Curitiba recebeu 1.881.873 turistas. Os dados são do Instituto Municipal de Turismo. "O crescimento é resultado de investimentos em infra-estrutura, recuperação de espaços culturais e de lazer, e da implantação de novos atrativos na cidade, que colocam Curitiba em destaque no cenário nacional para o turismo", afirma o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho.

continua após a publicidade

O crescimento do turismo em 2007 foi de 8,1% em relação a 2006, quando a cidade teve 2.201.295 visitantes. Em 2005, Curitiba recebeu 1.986.150 turistas. Os dados são levantados pelo método da regressão linear para o cálculo estatístico, com base em dados oficiais de anos anteriores. "Escolhemos este método para poder nos antecipar aos resultados que nos são úteis para o planejamento de ações futuras junto ao setor de turismo", diz Luiz de Carvalho. "O trabalho do instituto é feito em parceria com empresários do setor, mantendo o diálogo aberto levados para discussão ao Conselho Municipal de Turismo, criado por esta administração para fomentar políticas de aquecimento do setor e oportunidades de emprego e renda para a população", acrescenta.

Em 2007, a Prefeitura de Curitiba intensificou parcerias para promover reformas e revitalizações de equipamentos turísticos. "As parcerias possibilitaram reformas em parques e praças, como no Jardim Botânico e nos teatros Ópera de Arame e Paiol, entre outros", diz Carvalho.

A Capela Santa Maria foi restaurada e virou um espaço cultural. O Paço Municipal de Curitiba, uma das principais obras representativas da Art Noveau do Brasil, localizado na praça Generoso Marques, área central da cidade, está sendo recuperado para se transformar em um centro cultural e em nova atração turística. Da mesma forma, a Rua 24 Horas passa por reformas para voltar, em breve, a ser uma dos principais pontos de visita de Curitiba.

continua após a publicidade

A Feira do Largo da Ordem, que recebe em média 18 mil visitantes aos domingos, ganhou novo visual, para facilitar o trabalho de mil expositores. As lonas das barracas foram trocadas por outras mais resistentes e com maior proteção contra o sol. Além da padronização das barracas, a Prefeitura distribuiu gratuitamente camisetas e aventais aos artesãos, sacolas, adesivos e embalagens com a logomarca da feira, uma das maiores do país.

Atendimento

continua após a publicidade

Outro avanço foi alcançado pelo serviço de atendimento ao turista: o Disque Turismo, que atende pelo telefone (41) 3352-8000, foi ampliado e passou a atender 24 horas. Os turistas também podem ligar para a Central 156, da Prefeitura. Também foi criado um novo mapa para orientar os visitantes, que pode ser adquirido em um dos sete postos de atendimento ao turista na cidade.

As informações sobre turismo são as mais acessadas em totens eletrônicos colocados em locais estratégicos e de grande movimentação da cidade. Além dos totens, os visitantes ainda têm a comodidade de obter informações no site www.viaje.curitiba.pr.gov.br.

Em pesquisa feita por veículos de comunicação especializados, Curitiba é colocada como o 4º destino turístico brasileiro e o primeiro do sul do país para o turismo cultural. Atividades culturais como os festivais de teatro; de música; o Natal Encantado e a expansão dos setores de hotelaria contribuíram para o crescimento do setor. Curitiba tem 150 hotéis, com cerca de 18 mil leitos.

O turismo rural e ecológico, em expansão na Região Metropolitana, ajuda a aumentar o número de visitantes na cidade. Em todos os municípios metropolitanos pode-se encontrar pousadas rurais com gastronômica variada e de qualidade. "A diversidade étnica e cultural de nossa gente contribui para oferta de produtos com variedade e culinária de excelência", diz Carvalho.

Em 2007, o prefeito Beto Richa assinou o decreto que regulamenta o Conselho Municipal de Turismo, o que permite discutir com empresários do setor e de outras instituições, de forma democrática, questões para novas políticas voltadas ao fomento do setor turístico e o desenvolvimento socioeconômico.

Copa

A Prefeitura lançou Curitiba como candidata para uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A proposta foi apresentada na Confederação Brasileira de Futebol, no Rio de Janeiro, por uma comissão técnica formada por representantes do poder público e setor empresarial. "Curitiba tem qualificações de sobra para ser escolhida", diz Luiz de Carvalho.

Curitiba também foi escolhida para sediar a abertura do Mundial de Carros de Turismo 2008, conhecido como WTCC, em março. Foi a terceira edição da prova no Autódromo Internacional de Curitiba. A capital faz parte do calendário oficial da prova. A capital já é considerada uma das principais cidades do país na promoção de eventos automobilísticos.

Leia mais:

Foz do Iguaçu na lista das cidades que mais recebe eventos no mundo
Portal expõe a Rota dos Tropeiros no Estado
Evento em Curitiba aquece o turismo