Turismo atrelado a exploração sexual

Onde existe turismo, existe exploração sexual infantil. A informação é da diretora operacional da Fundação de Estudos e Pesquisas em Administração e Desenvolvimento (Fepad), Shirley Pontes, que ontem ministrou palestra sobre o assunto a funcionários do setor de hospedagem de Curitiba, promovida pelo Programa Turismo Sustentável e Infância. O objetivo era conscientizá-los sobre a melhor maneira de lidar com casos de exploração sexual de crianças e adolescentes.

Uma pesquisa realizada pelo Grupo Violes, uma organização não governamental que trabalha em prol da infância e da adolescência, revelou que as regiões sul e nordeste do País são as que possuem um maior número de roteiros de exploração. No sul, no ano passado, foram identificados 453 roteiros e realizadas 85 denúncias a respeito de crianças e adolescentes explorados. No nordeste, foram constatados 436 roteiros e registradas 113 denúncias. ?Os dados não indicam que no nordeste a exploração seja maior do que no sul ou vice-versa. O que a pesquisa mostra é que no nordeste as denúncias são feitas com maior intensidade e que há maior consciência da população a respeito do assunto?, afirma Shirley. ?A exploração acontece em todo o País, mas é mais evidente em áreas turísticas, locais onde existem portos e regiões de fronteira. Deve ser encarada como um problema de toda a sociedade.?

Segundo a palestrante, a exploração sexual infantil é sempre considerada uma grave questão, pois elimina a possibilidade de a criança sonhar, crescer de maneira saudável e desejar um futuro melhor. As vítimas, em sua maioria, são de baixa renda, se deslocam de pequenas para grandes cidades, possuem pouca escolaridade e já foram vítimas de trabalho infantil e mesmo de outras formas de violência. Por medo ou necessidade, dificilmente denunciam suas condições de exploradas e buscam ajuda.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo