Trincheira em São José dos Pinhais fica pronta só em março

Motoristas de São José dos Pinhais deverão esperar até o final de março para usufruir totalmente da trincheira que está sendo construída desde 2008, no cruzamento entre as avenidas Comendador Franco e Rui Barbosa.

Um problema de drenagem atrasou a obra, que havia sido prometida para o final do ano passado. Além do atraso na fase final, o problema gera preocupação entre os moradores da região. Segundo ele, as chuvas dos últimos dias tornaram parte da obra uma verdadeira piscina.

A moradora Josi Nogueira conta que a água acumulada no local acabou atraindo bichos para sua casa. “Depois que começou a acumular água na obra constatei a presença de ratos e baratas”, observa.

Ela diz que chegou a ver pessoas nadando no local em dias de chuva. A dona de casa Andrea Siqueira relembra que o problema de drenagem já é antigo. “A água acumula sempre, desde quando a obra começou”, diz.

Em junho de 2010, Paraná Online acompanhou a liberação das pistas superiores da trincheira. Naquela época a prefeitura relatou a dificuldade da drenagem. “O solo é ruim naquele local, o que interferiu para a conclusão dessa parte da obra”, explicou, na época, o secretário de obras de São José dos Pinhais, Nivaldo Carneiro.

Questionado, o diretor técnico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Sandro Setim, disse que a trincheira foi rebaixada 14 metros. “Por isso estamos providenciando a construção de um poço para escoamento da água para o Rio Ressaca. Este será o último passo antes da liberação da obra, prevista para o final do próximo mês.