Caso de sucesso

Tribuna recebe prêmio Top de Marketing 2013

A Tribuna recebeu na última quarta-feira o Top de Marketing 2013 na categoria Comunicação. Em solenidade realizada no pequeno auditório do Teatro Positivo, os diretores da empresa foram reconhecidos pela ADVB-PR (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil Seção Paraná) pelo case “A nova Tribuna”, que teve o desafio de posicionar a marca para as classes B2C a partir de 2011, quando o jornal passou a integrar o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

A estratégia foi dar ênfase no noticiário de segurança, serviços e esportes, com grande destaque para o futebol e para os times de Curitiba, e no desenvolvimento de novos temas, como economia popular, concursos públicos e ampliação do noticiário de celebridades e voltado ao público feminino.

Mesmo diante do atual cenário de queda da audiência de grandes veículos impressos do País e a tendência de migração para leitura nos meios digitais, a Tribuna foi um dos únicos jornais do Brasil que apresentaram crescimento de 2012 para 2013. De acordo com dados do Instituto Ipsos Marplan, a Tribuna conquistou 15% de aumento na frequência de leitura diária, 11% no número de leitores nas segundas-feiras, 32% de aumento na classe B, 4% na audiência entre os jovens de 20 a 29 anos e 3% em sua base feminina de leitores – que chegou a 40% do total, reflexo do lançamento do suplemento TDelas. Outra estratégia para se aproximar mais do seu público foi o projeto Caçadores de Notícias, que há mais de um ano percorre bairros da Grande Curitiba atrás de histórias exclusivas.

Para consolidar o novo posicionamento do jornal, um novo projeto gráfico e editorial foi lançado em 16 de setembro. ‘Fizemos um projeto gráfico para deixar o jornal ainda mais adequado àquilo que o leitor gosta, privilegiando a leitura rápida e uma apresentação visual mais leve”, explica Rafael Tavares, diretor de Redação da Tribuna.

O diretor de Marketing da Gazeta Jornais, Axeu Beluca, destaca que hoje a Tribuna alcança mais de 300 mil leitores semanais e mais de 146.000 leitores diários. Para o diretor da Tribuna e de Operações Jornais do GRPCOM, Luciano Justino, sinergia e otimização de processos foram fundamentais para o resultado. “Não podemos dizer que esperávamos este reconhecimento de maneira rápida como foi, mas podemos afirmar que o esforço e a paixão da equipe neste período foi digno de uma premiação”, destaca.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna