A festa de entrega do “Prêmio Consagração Pública” acontece hoje, no Círculo Militar, numa promoção da Revista do Senap Serviço Nacional de Pesquisas de Opinião Pública. O prêmio é entregue às empresas e personalidades que mais se destacaram no Estado no ano passado. Uma das empresas que receberão o Prêmio é a Tribuna, integrante do Grupo Paulo Pimentel.
O Senap realiza sua pesquisa há 30 anos. Desde o início buscou na sociedade a validação para suas indicações. Para isso, são realizadas consultas às federações, cooperativas, jornalistas e profissionais de outros setores. Inicialmente foi desenvolvido projeto da pesquisa, depois as entrevistas. Em seguida, tabulados os resultados. Para a execução da pesquisa foi selecionada equipe de trabalho que atuou em segmentos e classes distintas. Foram 500 amostragens, sendo 250 de formação superior e 250 de nível médio, sem distinção de sexo e na faixa etária de 18 a 50 anos.
Mercado
A Tribuna, que neste ano completa 48 anos, tem hoje o mesmo compromisso assumido no início, de levar ao leitor as notícias que realmente lhe interessam. Reportagens de interesse da comunidade e notícias locais estão sempre nas páginas do jornal. Mesmo tendo passado por várias reformas gráficas e se modernizado, atendendo às solicitações de mercado e público, o jornal chega perto do cinqüentenário como caso único no Brasil de veículo impresso diário de caráter popular que não perdeu seu perfil original, e se mantém como produto de sucesso, com grande apelo comercial.
Dados do Marplan mostram que 46% dos leitores da Tribuna pertencem à classe B, a que mais consome. O público jovem engorda o leque de consumidores. Outro detalhe que chama a atenção é o grande número de mulheres. Elas representam, de terça a sábado, 40% do total de leitores. Na segunda-feira esta amostra sobe para 43%. São números que, aliados à credibilidade conquistada ao longo dos anos, permitem à Tribuna garantir boa fatia do mercado publicitário.