TRF mantém horário de início do vestibular da PUC

A juíza federal Vânia Hack de Almeida, convocada para atuar como desembargadora do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região, negou ontem o pedido de uma candidata do vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para fazer a prova, que acontece hoje a partir das 14h, apenas às 19h47. Praticante da religião adventista, que não permite no chamado ?sábado natural? a prática de atividades não religiosas, ela alegou que não poderia fazer a prova no horário dos outros candidatos por motivos religiosos. O vestibular começa hoje à tarde e prossegue durante todo o dia de amanhã.  

No relatório da juíza, ela entende que ?a liberdade religiosa não dispensa a pessoa de seus deveres cívicos e funcionais ou de obrigação a todos imposta, ainda que constitucionalmente prevista, pois encontra limitação em outro princípio constitucional, qual seja, o da igualdade.? Para a magistrada, ?acima do direito de crença religiosa, deve prevalecer o tratamento igualitário de todos os vestibulandos de realizarem a prova no dia, local e horário previamente designados, sem distinção alguma.?

Ainda não se sabe se a candidata vai quebrar a orientação da igreja e comparecer à prova, mas a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realiza o vestibular 2007 normalmente neste final de semana simultaneamente em Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Toledo e Maringá. As provas acontecem hoje, a partir das 14h, e amanhã, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O fechamento dos portões acontece sempre quinze minutos antes do início das provas. No total, 14.100 candidatos estarão disputando 7.930 vagas – distribuídas em 53 cursos -, 5.940 delas em Curitiba, 660 em São José dos Pinhais e Londrina, 540 em Toledo e 130 vagas em Maringá.

Segundo diretor de Atenção aos Alunos da PUCPR, Sérgio De Angelis, este ano são 1.313 candidatos a mais que no vestibular anterior. ?É uma tendência natural pela expansão dos campi no interior. Também aumentamos o número de vagas de alguns cursos de grande demanda, como Arquitetura e Urbanismo e Publicidade e Propaganda?, explica o professor. Mas o curso mais concorrido na instituição continua sendo o de Medicina, com 25 candidatos por vaga. Em segundo na preferência dos candidatos está o curso de Direito noturno, com 7,8 candidatos por vaga. Em seguida vem Publicidade e Propaganda, no qual 4,3 vestibulandos brigam por uma vaga.

Alerta

A Maratona de Curitiba 2007, que começa a partir das 7h30 de domingo, pode complicar o trânsito nas proximidades do campus Curitiba, no Prado Velho. No horário do almoço, os alunos devem evitar as ruas Francisco Nunes, Dario Lopes dos Santos e Conselheiro Laurindo, que estarão fechadas. Por isso, a orientação da direção da PUCPR é para que os candidatos saiam de casa mais cedo, para evitar possíveis atrasos. ?Lembramos que os portões serão fechados quinze minutos antes da realização das provas. É melhor sair de casa mais cedo?, avisa. Para facilitar a logística dos candidatos, o mapa da maratona e os horários em que as ruas estarão fechadas estão no site www.pucpr.br.

Quem preferir fazer a prova de coletivo, contará com um reforço de 69 ônibus extras para reforçar as cinco principais linhas que atendem a região Interbairros 1 (sentidos horário e anti-horário), Interbairros 5, Cabral/Portão e Curitiba/Fazenda Rio Grande.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo