A ligação entre as Ruas Euzébio Motta e Mauá, no Alto da Glória, em Curitiba, está confundindo motoristas e prejudicando moradores da região. O problema está numa ilha de concreto construída há um ano pela Prefeitura no local.
Quem trafega pela Rua Euzébio Motta, no sentido bairro-centro, não pode entrar diretamente na Rua Mauá. Para isso, é preciso dar a volta na quadra e pegar a via através da Rua José do Patrocínio.
O morador Marco Aurélio Hoeflich está preocupado com o trânsito em frente a sua casa. “Tenho que dar uma volta enorme para poder entrar na Rua Mauá, que sempre foi preferencial. Agora, a preferência é para quem vem pela Euzébio Motta. A mudança foi melhor apenas para os ônibus, que não precisam reduzir para cruzar a rua “, conta o morador.
Para quem não conhece a região o transtorno é ainda maior. “Nunca havia passado pela ilha. Tive que parar muito longe de onde o passageiro queria ficar. O cruzamento está bem confuso”, reclama o taxista Lisaldo Castro.
Buzinas e freadas são barulhos constantes para quem trabalha nas proximidades. “Os motoristas acham que a ilha é uma rotatória, muitos entram pela contramão”, conta Ana Cláudia Oliveira, que trabalha em frente ao cruzamento.
O desrespeito por parte dos motoristas acaba gerando acidentes no local. “É um perigo para todos que não conhecem a região. Não é difícil carros vindo em alta velocidade passarem direto pela ilha”, acrescenta Hoeflich.
De acordo com a Companhia de Urbanização de Curitiba (Urbs), será solicitado à área de Engenharia da Prefeitura uma análise do local, na qual será verificado se deve haver mudanças de aspecto geométrico – mudança de construções e calçadas – ou alteração na sinalização das ruas. A vistoria será feita nos próximos dias.