Três veículos foram autuados na primeira operação de fiscalização com radar móvel para verificar excesso de velocidade em vias comuns de Curitiba, realizada na tarde de quinta-feira (16) em um trecho da Avenida Presidente Kennedy.

continua após a publicidade

Durante duas horas, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) verificaram a velocidade de 1.634 veículos – dois foram autuado por exceder em 20% da velocidade máxima da via, de 60 km/h (infração média, com perda de 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação [CNH] e R$ 85,12 de multa) e um por exceder a velocidade da via entre 20% e 50% (infração grave, com perda de 5 pontos na CNH e R$ 127,69 de multa).

A decisão de utilizar os radares estáticos (equipamentos que são montados em um tripé e podem ser colocados em vários pontos da via) está apoiada por uma pesquisa realizada no mês de agosto pela Setran, que analisou o comportamento dos condutores de Curitiba no respeito aos limites de velocidade nas vias públicas, e também pelos diagnósticos do projeto Vida no Trânsito, que analisa os acidentes de trânsito com vítimas fatais na capital paranaense.

O levantamento constatou que muitos motoristas que trafegam pelas ruas da cidade têm excedido os limites de velocidade. Do total de veículos pesquisados, 42,6% ultrapassaram a velocidade permitida na via.

continua após a publicidade

Agentes da Setran irão monitorar o respeito aos limites de velocidade com os radares estáticos em locais do georreferenciamento do Vida no Trânsito (que identifica as vias onde houve mortes no trânsito na cidade); locais de desrespeito aos limites de velocidade apontados pela população através do serviço 156; além da continuidade do trabalho na Via Calma da Avenida Setembro e na faixa exclusiva da Rua XV de Novembro, onde os radares estão sendo utilizados desde agosto.