Mais de três mil peixes adultos de cerca de meio quilo cada foram soltos pelo governo do Estado nesta quinta-feira (5) em Cornélio Procópio e em Cambará, no Norte do Paraná. A soltura das carpas e pacus teve a participação do vice-governador Orlando Pessuti, que destacou que a iniciativa é uma firme demonstração da continuidade do programa de repovoamento do estoque pesqueiro do Estado.
Pessuti lembrou que, nos últimos anos, o governo estadual fez grandes investimentos no programa que já proporcionou que cerca de 23 milhões de alevinos, peixes juvenis e adultos fossem introduzidos nos rios paranaenses. “Já temos assegurado um investimento de mais R$ 10 milhões para a continuidade da soltura de mais de 20 milhões de peixes em nossos rios”, informou.
Em Cornélio Procópio, onde houve a soltura de dois mil peixes no lago São João, no centro da cidade, Pessuti salientou a importância do espaço destinado ao lazer da comunidade. “Neste espaço é onde as pessoas vêm para fazer suas caminhadas, seus exercícios físicos e, agora, elas têm até a possibilidade de fazer uma pescaria artesanal durante o final de semana”, afirmou.
“A soltura dos peixes deixa muito alegre os apreciadores da pescaria”, brincou o prefeito de Cornério Procópio, Amin José Hannouche, que ressaltou às crianças, que foram ao local para participar da soltura, que a pesca no lago está permitida, mas que o local não é apropriado para o banho.
No lago principal do parque municipal Alambari II, em Cambará, cerca de mil peixes foram soltos. O prefeito José Salim Haggi Neto slaientou a importância do programa de repovoamento do estoque pesqueiro no Paraná e lembrou de outras iniciativas semelhantes feitas no município.
“Aqui os peixes crescem e se multiplicam. Além de ajudar no repovoamento dos rios, esta área de lazer proporciona um alimento saudável na mesa das famílias”, disse. De acordo com ele, a pesca no parque é liberada em determinadas épocas do ano.