Num primeiro raciocínio, fica difícil vislumbrar uma ligação entre o hábito da leitura e um abrigo de ônibus em Curitiba. Mas, a partir desta semana, mesmo sem saber, os leitores que utilizam as 16 bibliotecas da fundação Cultural de Curitiba (FCC) vão ser diretamente afetados por essa ligação. A Fundação recebeu ontem a doação de 3,2 mil livros de 200 títulos diferentes para colocar em suas bibliotecas. A doadora é a empresa Clear Channel Adshel.
O presidente da empresa, Emílio Medina, explicou que os livros são fruto da uma parceria com a Editora Record, que os dá em troca de espaço publicitário. “Nós pretendemos fazer isso nos próximos anos também.
Literatura
O presidente da FCC, Cássio Chamecki, destacou que a intenção é detectar a melhor forma de parceria com a iniciativa privada. Para ele, a forma atraente de se conseguir novas parcerias é oferecer algo a mais como retorno. Quanto às doações, Chamecki explicou que as bibliotecas da fundação realmente necessitavam de mais livros. “As nossas bibliotecas ficam geralmente nas ruas da cidadania. Para os livros didáticos há os faróis do saber, que são de responsabilidade da Secretaria de Educação”, explicou.