O governador Beto Richa assinou na manhã de ontem (28), em Maringá, decreto que estabelece situação de emergência em 59 municípios mais atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias. Na Região Metropolitana de Curitiba, além da capital, estão incluídos na lista Campo Largo, Piraquara e São José dos Pinhais.
Com o decreto, as prefeituras terão 180 dias para contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos. As prefeituras farão levantamento dos danos provocados pelas chuvas e vão elaborar plano de trabalho, que será encaminhado ao governo federal, para liberação de recursos.
Recursos
“O Estado também vai liberar recursos para as cidades atingidas e dar todo o apoio. O governo está mobilizado para atender de forma emergencial à população”, afirmou Richa. Durante a madrugada, a Sanepar conseguiu restabelecer o abastecimento de água na maioria das cidades afetadas. No Noroeste há um helicóptero para agilizar os atendimentos.
Levantamento da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que 78 municípios foram atingidos pelas chuvas. A maioria sofre com inundações dos rios Ivaí, no Noroeste, e Iguaçu, na região Sul.