O secretário da Saúde, Gilberto Martin, e o diretor-geral da Secretaria, André Pegorer, entregaram três ambulâncias para o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) de Maringá. A entrega, feita quarta-feira (8), faz parte do programa que está destinando 40 novas ambulâncias de pronto-atendimento para 18 municípios, onde o Siate atua.

continua após a publicidade

Os veículos são equipados para realizar procedimentos de emergência. “O objetivo desse trabalho é renovar a frota existente para melhorar o atendimento e garantir mais segurança aos profissionais que trabalham no socorro a vítimas de acidentes, por exemplo”, disse André.

O programa de entrega de 40 ambulâncias soma investimentos de R$ 4,3 milhões nesta etapa. O Siate está presente em 26 municípios do Paraná e realiza cerca de 9 mil atendimentos por mês. Desde 2003, já foram entregues 116 ambulâncias do Siate, em um total aproximado de R$ 15,5 milhões.

Para Martin as novas ambulâncias representam uma expansão do programa do Siate no Paraná, ampliando a cobertura de atendimento ao trauma, em uma parceria da Secretaria com o Corpo de Bombeiros em todo o Estado. “A implantação do Siate no Paraná aconteceu quando o governador Roberto Requião foi prefeito de Curitiba pela primeira vez e depois o ampliou, em seu primeiro governo, para as regiões metropolitanas do Estado. Agora, em seu segundo e terceiro governos, esse programa foi expandido, chegando a todos os municípios com mais de 50 mil habitantes”, explicou o secretário.

continua após a publicidade

Segundo Martin este é um programa de excelência, que funciona com muita eficiência. “Ele garante que todo cidadão, pobre ou rico, que sofra qualquer tipo de acidente ou trauma, seja atendido em menos de 10 minutos. A presença dos socorristas do Siate geralmente significa a vida de muitas pessoas”, afirmou.