A Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) conseguiu viabilizar a vinda do trem de passageiros a Paranaguá nos dias 21 e 21, em pleno Carnaval. O passeio não está sendo realizado há alguns meses, devido às condições precárias da Estação Ferroviária. O telhado do prédio será reformado por uma empresa contratada pela Prefeitura de Paranaguá, que recebeu autorização da Gerência Regional da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para utilizar o espaço até o dia 28 deste mês.

continua após a publicidade

A reivindicação para uso do prédio foi feita pelo poder público municipal especificamente para os festejos carnavalescos, já que os desfiles das escolas de samba serão realizados na avenida Arthur de Abreu. Entretanto, a Prefeitura de Paranaguá solicita a cessão da Estação Ferroviária desde 2007, para então ter condições legais de realizar intervenções.

O presidente da Fumtur, Luiz Fernando Oliveira, passou esta quinta-feira (12) em Curitiba acertando os últimos detalhes para a vinda do trem de passageiros. Aproveitou também para entrar em contato com alguns veículos de comunicação para divulgar os passeios a Paranaguá. “Nossa intenção é aumentar o número de turistas em nossa cidade durante o Carnaval e por isso resolvemos, por determinação do prefeito José Baka Filho, oferecer esses dois passeios de trem”, comentou ele.

A Banda Vitória vai animar os turistas desde Curitiba. Para os dois dias, a saída está programada para 8h15. A previsão da chegada da composição a Paranaguá é até 12h. Quando chegarem na Estação, eles serão recebidos por passistas e haverá um estande com comida típica local. “Mesmo com a dificuldade no trajeto, já que há muita demora para deslocar o trem de Morretes até aqui, vamos realizar esses dois passeios. Infelizmente, não poderemos promover o Trem da Folia neste ano, porque não há tempo hábil para reformar a Estação Ferroviária até este domingo”, justificou Oliveira.

continua após a publicidade

Reforma no telhado

Está em andamento o processo licitatório para realização da reforma do telhado da Estação Ferroviária, que contará com reforço na estrutura e troca de telhas. Três propostas foram apresentadas por empresas e o início da obra deve acontecer a partir de segunda-feira (16). “São cinco dias de serviço, o que significa pouco tempo. O trabalho será intenso para deixar tudo pronto para receber os turistas”, adiantou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Juliano Elias, que anunciou ainda que não será realizada pintura no prédio. Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente já fizeram limpeza no local.

continua após a publicidade