Arquivo / O Estado |
As chuvas, que causaram estragos |
As chuvas que causaram estragos em diversas regiões do Paraná devem dar uma trégua a partir de hoje. Uma frente fria que se aproxima do Estado irá provocar queda nas temperaturas durante o final de semana. Ontem, em muitas cidades, foi dia de tentar reconstruir as casas atingidas por temporais.
Em Umuarama – onde cerca de 400 casas foram danificadas por uma tempestade de granizo na quarta-feira – os moradores tiveram dificuldades de recuperar os danos, já que choveu durante todo o dia. O vice-prefeito da cidade, Nélio Guazzelli, afirmou que todas as famílias que haviam sido levadas para abrigos já voltaram para suas casas, e agora torcem para que a chuva pare. ?As lonas não proporcionam boa contenção, o que faz com que as pessoas sofram um pouco com essa chuva?, falou.
Em Prudentópolis, o número de casas atingidas deve passar de 200, afirmou o agente da Defesa Civil Nelson Ferreira. Como as regiões mais afetadas pelo temporal ficam em áreas rurais, como Jaciaba, São Francisquinho, Vitorino e Lajeado, o atendimento estava sendo feito a pé. ?Além dessas áreas terem acesso apenas por estradas de terra, ficam em regiões de serra, o que está dificultando o atendimento?, comentou Ferreira.
O oficial da Defesa Civil do Paraná, tenente Alessandro Galeski, informou que, apesar de ter chovido praticamente durante todo o dia de ontem, nenhum incidente grave foi registrado. Ocorrem apenas alguns alagamentos em vias públicas, sem atingir residências. O meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) Fernando Mendonça Mendes confirma que na quarta-feira as precipitações em Curitiba atingiram 77 milímetros, o que equivale a média mensal de chuvas em agosto. Segundo Mendes, a partir de hoje o tempo irá melhorar, tendo apenas chuvas ocasionais e de fraca intensidade na maioria das cidades paranaenses.
Com a trégua das chuvas, as temperaturas irão cair. Em Foz do Iguaçu, Pato Branco e Palotina os termômetros podem registrar até 5 graus. Em Curitiba, o dia de hoje também será mais frio, com mínima de 9 graus e máxima de 17 graus. O sol volta com intensidade no sábado e domingo, mas as temperaturas devem permanecer baixas devido à chegada de uma frente fria.