Trecho na PR-423 ganha apelido de Trevo da Morte

A colisão que matou um casal na PR-423, na noite de quarta-feira, trouxe à tona o perigo de trafegar pela rodovia. O trecho liga as BRs 277 e 476, entre Campo Largo e Araucária. Segundo usuários, moradores e comerciantes da região, acidentes na PR-423 são frequentes. Não por acaso, o trevo no quilômetro 19 está cheio de cruzes fincadas no gramado e foi batizado de “trevo da morte”.

Segundo um comerciante da região, que não quis se identificar, as ocorrências são constantes. “Quinta passada houve um acidente. Toda semana tem uma pancadinha aqui”. De acordo com ele, “de agosto do ano passado até agora foram 18 mortes no trevo”. Para o comerciante, a melhor solução seria colocar lombada e radar, já que os caminhões passam a mais de cem quilômetros por hora. Ele também informou que os acidentes acontecem mais nos dias de semana, no período da tarde.

Sinalização

Já no trevo da PR-423 próximo a Campo Largo, a situação é diferente. Segundo a cozinheira Cleusa da Cruz, moradora da região, a rotatória traz tranquilidade a quem transita por ali. “Aqui não tem perigo, vemos acidente no outro trevo lá de cima, por lá é toda semana”. Mesmo assim, ela entende ser necessário sinalização por ali. “Era bom ter sinal por causa das crianças da escola João Santana”. O empresário Osmar Petersen concorda que está tranquilo, mas faz um alerta. “O certo era melhorar na sinalização, até porque no inverno fica uma neblina que aumenta a chance de acidentes”.

Estudos de modernização

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou que o órgão está fazendo uma série de estudos para modernizar 160 trechos rodoviários. A justificativa para muitos acidentes é o crescimento das frotas nas PRs, que estão pequenas para o tamanho do tráfego. É o caso da PR-423, que conecta duas BRs, por isso é muito usada para cortar caminhos. Porém, a série de estudos só vai resultar em obras daqui a alguns anos. Quanto ao pedido da população para a colocação de radares, segundo o DER, existe entrave na Assembleia Legislativa para instalação de equipamentos de fiscalização eletrônica nas rodovias estaduais.

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