A Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Curitiba tem ficado lotada desde a semana passada. É que termina amanhã o prazo para que os brasileiros coloquem em dia seus títulos de eleitor para poderem participar do referendo de 23 de outubro, que vai perguntar se a população é favorável ou contrária à venda de armas no Brasil.
De acordo com a chefe da central de atendimentos do TRE em Curitiba, Alessandra Luiz, estão sendo atendidas cerca de 1,3 mil pessoas por dia. A maior parte delas está tirando o título de eleitor pela primeira vez, solicitando transferência ou ainda revisão do documento – para mudança de zonas e seções eleitorais, por exemplo.
A fila para pegar senha e só então ser atendido estava longa e já tomava conta do pátio externo do TRE na tarde de ontem. O estudante Anderson José Joay esperou 45 minutos para conseguir pegar uma senha. Quando entrou no TRE, ficou surpreso com a quantidade de pessoas e não fazia idéia de quanto tempo ainda teria que esperar. "Pelo jeito vou passar a tarde aqui."
Anderson completou 18 anos em 2005 e é obrigado a votar no referendo de outubro. "Só estou tirando o título porque sou obrigado. Se não fosse, nem viria", disse.
Já a também estudante Bruna Giongo, de 16 anos, enfrentou longas horas de fila para tirar o título eleitor, porque acredita ser um exercício de cidadania votar no referendo. "Eu acho importante que todo cidadão emita sua opinião e colabore com as decisões do País", disse. Bruna já tem opinião formada e disse que vai votar contra a proibição de venda de armas de fogo. "Eu não acho certo porque vão deixar a população sem poder se defender, enquanto os bandidos continuam comprando armas à vontade, no mercado negro."
Confusões
Muita gente que foi ao TRE transferir o título acabou sem o documento porque levou a documentação errada. Alessandra explica que só podem transferir o título pessoas que morem em Curitiba há mais de três meses. Por isso, é necessário levar um comprovante de residência que esteja no próprio nome do eleitor ou dos pais, mas com data de abril ou anterior.
Outro documento necessário e que tem gerado demora nos atendimentos é o certificado de alistamento militar. Homens com 17 anos e que completarão 18 anos ainda em 2005 precisam levar o certificado de alistamento para tirarem o título.
"Outro problema comum que temos enfrentado é que muitas pessoas que moram na Região Metropolitana têm vindo aqui para resolverem suas pendências. É importante lembrar que aqui na sede de Curitiba, só atendemos eleitores que moram na capital", afirmou Alessandra.
O horário de atendimento do TRE em Curitiba é das 9h às 18h. Serão atendidas toda as pessoas que pegarem senha até as 18h. Alessandra contou que os funcionários do Tribunal têm ficado até as 21h para finalizarem todos os atendimentos. "E a tendência é que fiquemos até mais tarde a cada dia", disse.
Amanhã, excepcionalmente, o Tribunal vai funcionar neste mesmo horário para poder atender à demanda. O TRE fica na Rua João Parolin, 224, Prado Velho.