Completando 50 anos em 2010, a travessia do ferryboat entre Matinhos e Guaratuba, no litoral do Paraná, pode ser considerada uma atração turística dos municípios, uma vez que o percurso – que leva aproximadamente 15 minutos – proporciona contato direto dos passageiros com a fauna e flora da região.
Implantado em 1960, o ferryboat foi essencial para o crescimento de Guaratuba, pois, naquela época, a única forma de ir para a cidade, além das balsas, era através de Garuva, em Santa Catarina.
Atualmente a travessia é feita por cinco embarcações, cuja responsabilidade é da Concessionária de Travessia de Guaratuba S/A. Para o marinheiro Valdinei Leandro, que trabalhou durante sete anos na travessia, é impossível se cansar da beleza da Baía de Guaratuba, por onde é feito o deslocamento.
“A beleza desse lugar é incrível. Trabalhei durante anos indo de um lado ao outro e nunca me cansei desse visual. É uma sensação incrível. Estar perto da natureza é muito bom”, conta ele, que é morador de Caieiras, em Guaratuba.
Passando pela primeira vez no Ferryboat de Guaratuba, o empresário Marcos Duarte, de Foz do Iguaçu, admite que não esperava pela paisagem da travessia. “Eu e minha família não sabíamos que seria tão bonita essa parte da viagem pela Baía de Guaratuba. Aproveitamos e tiramos várias fotos para registrar esse momento. Já estamos preparados para passar por aqui novamente antes de ir para casa”, revela.
Já o vendedor autônomo Luiz Antonio, de Curitiba, reprova o estado de conservação das balsas utilizadas pela travessia. “Tenho angústia de pisar nessas balsas. A maioria delas está enferrujada e em péssimo estado de conservação. Só uso o ferryboat quando não tenho mais alternativas. Caso contrário, prefiro andar um pouco mais de carro indo por Garuva”, reclama.
De acordo com a Concessionária de Travessia de Guaratuba S/A, todas as embarcações responsáveis pela travessia estão regulares frente às vistorias feitas pela Marinha do Brasil. “Todos os barcos e balsas utilizados para travessia estão em dia com as vistorias estabelecidas no contrato com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem)”, afirma o gerente de contrato da concessionária, Fábio Antonio Rossi.
Quanto às melhorias, Rossi diz que recentemente todas as balsas passaram por pinturas e consertos. “Estamos sempre trabalhando para proporcionar maior conforto ao usuário. Exemplo disso é a construção de banheiros nos terminais de embarque, revitalização da área e mudanças no layout das cabines de transporte. Entre 2010 e 2011 faremos também adaptações para deficientes físicos em nossas balsas”, adianta Rossi. A concessionária ganhou recentemente a licitação para administrar o ferryboat de Guaratuba até 2019.
Marco Charneski |
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Atualmente, cinco embarcações fazem a travessia, que é oferecida há 50 anos. |