Portadores de necessidades especiais moradores nos bairros atendidos pela Regional do Pinheirinho já podem participar do projeto piloto da prefeitura que oferece transporte gratuito. Trata-se do ônibus Acesso, serviço de transporte especial criado para atender pessoas com alto grau de deficiência relacionada às questões motora, intelectual ou emocional. “São pessoas que não podem e nem conseguem usar outros meios de transporte que a cidade oferece”, explica Mirella Prosdocimo, secretária municipal da Pessoa com Deficiência.
O serviço é gratuito para levar os portadores de necessidades especiais de suas residências até os locais de tratamentos de saúde, como consultas médicas, exames, reabilitação e atendimentos socioassistenciais. Para se credenciar ao uso do serviço, é preciso entrar em contato com o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e fazer o cadastro. Só pessoas com restrições de movimento e com renda familiar de até um salário mínimo podem usar o Acesso.
Ajustes
“Como se trata de projeto piloto, ainda estamos ajustando todos os processos, desde o cadastro aos Cras e à Regional, até a questão relacionada aos itinerários dos ônibus”, conta Mirella. Segundo a secretária, até o final do ano cada regional terá uma linha do Acesso. “Já estamos com os nove ônibus comprados e assim que acertarmos todas as questões operacionais, através desse piloto no Pinheirinho, vamos implementar nas outras regionais”, diz.
Em pouco mais de um mês de funcionamento na Regional Pinheirinho, o serviço já tem 10 usuários e mais de 50 cadastros. “Estamos recebendo uma série de ligações diariamente, mas muitos dos contatos esbarram nos nossos critérios de seleção”, explica Mirella. Os interessados no projeto devem entrar em contato com a Secretaria da Pessoa com Deficiência pelo telefone 3262-1314, ou através do 156.