As exigências para o transporte rodoviário de toras de madeira ficaram mais rigorosas em 2007. No dia 1.º de janeiro entrou em vigor a Resolução 196 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que determina que as transportadoras façam mudanças em seus caminhões para levar a carga. De acordo com a Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná, cerca de 8% dos caminhões que circulam pelas estradas paranaenses levam toras.
A nova resolução determina que as toras maiores de 2,5 metros deverão ser dispostas no sentido longitudinal e estar contidas por painéis dianteiro e traseiro, com escoras laterais metálicas, presas por cabos de aço ou cintas de poliéster e tensionadas por sistema pneumático auto-ajustável ou catracas fixadas na carroçaria. Além disso, a altura da carga deverá ser limitada pela menor altura dos painéis do veículo. ?Esta é uma forma de prestar o serviço com qualidade melhor e também de preservar as vias. A resolução vai trazer maior segurança?, afirmou o diretor executivo da Fetranspar, Sérgio Malucelli.
