Transporte coletivo vira tema de livro

O prefeito Cassio Taniguchi lança às 19h, de amanhã, o livro "A História do Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba (1887/2000), de autoria do jornalista Raul Guilherme Urban. O livro, editado pela Travessa dos Editores e patrocinado pela Volvo do Brasil, será lançado no gabinete do prefeito, na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, na Avenida Manoel Ribas, 2.727 (Santa Felicidade).

O livro, com edição de texto final da jornalista Miriam Karam, conta a trajetória histórica do transporte coletivo curitibano desde a criação da primeira linha de bondes, então puxados por mulas, em 1887 (e que circularam até 1912, quando chegaram os bondes elétricos), até o ano 2000, quando entraram em operação os novos ônibus biarticulados da linha Leste-Oeste.

Além da história geral do transporte, o enfoque principal é dado ao Sistema de Ônibus Expresso, implantado em 1974. Revolucionário para a época, esse sistema foi responsável pela mudança de conceitos urbanos, transformando Curitiba em referência nacional e internacional de transporte, com seus eixos estruturais percorridos por ônibus especialmente criados para esse fim.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo