O trânsito na Linha Verde será alterado a partir das 7h deste sábado (31) no trecho entre as proximidades do Colégio Medianeira e o cruzamento com a avenida Senador Salgado Filho, no Prado Velho. Neste trecho o trânsito vai seguir em mão dupla porque três pistas serão interditadas para permitir a mobilização de quatro grandes guindastes necessários na obra da ponte que está sendo construída neste ponto do rio Belém.

continua após a publicidade

Os motoristas serão orientados numa operação conjunta da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Prefeitura de Curitiba e Polícia Rodoviária Federal. Além das 121 placas de trânsito e de alerta de obras, já existentes na Linha Verde entre os viadutos do Hauer e da BR 277 novas placas de alerta e desvio vão reforçar esta sinalização.

A alteração permanecerá até o fim da tarde de segunda-feira (2). É importante que os motoristas que precisem trafegar neste trecho, neste período, o façam com atenção redobrada, observando as placas de sinalização, os limites de velocidade e a orientação dos agentes.

Para ajudar no escoamento do tráfego a rua Plácido de Castro, via local da Linha Verde, passou nesta sexta-feira (30) a funcionar em mão única no sentido Atuba. A Plácido de Castro começa na Salgado Filho, no Guabirotuba, e termina na BR 277. Carros leves que seguem em direção ao Atuba serão desviados pela Plácido de Castro.

continua após a publicidade

Ponte

As mudanças no tráfego são necessárias para garantir a segurança de motoristas e operários durante a utilização dos quatro guindastes, dois deles com 25 toneladas; outro com 130 toneladas e outro com 200 toneladas. Eles serão usados para colocação de 21 peças de concreto – com até 26 metros de extensão e 28 toneladas de peso – sobre pilastras já construídas dentro do rio. Cada peça precisa ser colocada no encaixe específico exigindo o uso de guindastes de grande porte. Elas serão colocadas uma a uma sobre pilastras dentro do rio e vão servir de apoio à estrutura que, na seqüência, formará uma nova pista da Linha Verde. A operação poderá ser cancelada ou interrompida em caso de chuva que comprometa a visibilidade necessária para o trabalho

continua após a publicidade

A ponte que está sendo construída vai permitir a construção de mais um trecho de pista nova, com três faixas de tráfego, na Linha Verde. Na antiga BR, eram apenas duas faixas de tráfego em cada sentido e, na Linha Verde serão três faixas, além da canaleta exclusiva para ônibus.

A nova ponte, com 69 metros de extensão de oito de altura, substituirá uma antiga galeria, insuficiente para dar vazão às águas em dias de chuva. Esta região há muitos anos enfrentava alagamentos freqüentes e será beneficiada também pelo novo sistema de drenagem da Linha Verde. O sistema conta com enormes manilhas, em alguns casos com raio de mais de três metros, e com galerias que, somadas, chegam a quase um quilômetro de extensão, com 5,5 metros de largura e até 4,5 metros de altura.

A construção da nova ponte sobre o rio Belém faz parte do projeto da Linha Verde e vai permitir a implantação do binário Salgado Filho – Imaculada Conceição, ligando os bairros do Prado Velho ao Guabirotuba e Uberaba. O projeto prevê ainda a construção de outras três pontes na mesma região.

Uma delas, transversal à Linha Verde, já em obras, vai permitir a ligação em mão única, do Guabirotuba para o Prado Velho, pela avenida Senador Salgado Filho. As outras duas terão o mesmo sentido da Linha Verde e serão paralelas à que está em obras perto do Medianeira permitindo a travessia na canaleta e na pista sentido Sul-Norte.