O excesso de congestionamentos na Linha Verde, principalmente nos horários de pico, tem sido alvo de constantes reclamações. Para os usuários da via, o excesso de radares e semáforos são as principais causas do trânsito lento no trecho, que é também a principal ligação de Curitiba com Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Nelson Dalpiaz, presidente de uma associação de funcionários que trabalham na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) e usam a Linha Verde para trabalhar, reclama do congestionamento. “Eu e a maioria dos funcionários usamos esse trecho. Às vezes demoro uma hora para ir e uma hora para voltar do trabalho. É um absurdo”, reclama.
Dalpiaz critica também o excesso de semáforos e radares na via, limitando o motorista à velocidade máxima de 70 quilômetros por hora. Ele também não vê com bons olhos os sinaleiros para pedestres. “Deveriam criar novas alternativas, como o uso de viadutos e trincheiras para pedestres. Eles podem, apertando o botão, travar o trânsito da via”, cita Dalpiaz.
O outro lado
A assessoria de imprensa da prefeitura informa que a Linha Verde passa pelo perímetro urbano e, por isso, os radares foram colocados para restringir o tráfego à velocidade máxima de 70 quilômetros por hora. Segundo a assessoria, os semáforos são colocados onde há maior fluxo de pedestres para priorizar as pessoas que passam pela via a pé.
